Jogos de Luta

De noob para noob: 5 dicas para mandar bem em SoulCalibur VI

"Welcome to the stage of history. Retold!"
@matheus.oliveira
Matheus Oliveira
é reporter no Versus.

O sexto título de uma das franquias mais conhecidas dos jogos de luta está entre nós! SoulCalibur VI chegou trazendo diversas novidades sem deixar de agradar aos fãs mais antigos da série. Com isso, o Versus preparou um guia com cinco dicas que vão te ajudar a vencer no palco da história.

Leia mais:

1. Saiba o que os comandos representam

SoulCalibur, assim como qualquer outro fighting game, deixa o controle sobre todo e qualquer movimento do personagem escolhido à disposição dos jogadores. Porém, o jogo não funciona como a maioria dos títulos do gênero, sendo que não possui botões atrelados a socos ou chutes.

Na franquia da Bandai Namco, existem apenas três botões de ataques que funcionam de maneira singular e que exploram as diferentes possibilidades oferecidas pelo game. Os comandos são indicados por A, B, K e G, onde A indica os ataques horizontais, B os ataques verticais, K os ataques desarmados (que são normalmente mais rápidos, geralmente representados por chutes) e G, que vem do inglês Guard, ou simplesmente Defesa em português.

É importante que o jogador conheça estas funções para se adequar às indicações de combos ou comandos complexos disponíveis no próprio jogo.

2. As armas são mais importantes que os lutadores

SoulCalibur é um jogo no qual os protagonistas são as armas e não os lutadores, e levar isso em conta também pode ajudar a vencer muitas partidas.

Um exemplo disto é a grande distinção entre lutar contra personagens extremamente diferentes como Taki, Siegfried ou o novato Azwel. Uma lâmina grande e pesada como a de Siegfried demora para desferir ataques, mas causa muito estrago. Por outro lado, adagas ninja como a de Taki podem pressionar o adversário com pequenos golpes até que sua barra de vida se esgote.

3. Bloquear não é a única maneira de se defender

O título da Bandai Namco é um dos games que conta com um botão próprio para defesa, mas apegar-se ao comando pode não ser a maneira mais eficiente de bloquear ou aparar ataques.

O game possui muitas mecânicas defensivas que podem ser exploradas ao mesmo tempo. Algumas são conhecidas pelos jogadores mais antigos, outras estão estreando na franquia.

Presente desde os primórdios, o Guard Impact continua mudando o rumo de muitas partidas, funcionando como uma boa maneira de anular ataques previsíveis do adversário.

Estreando na franquia, o Reversal Edge é uma das mecânicas feitas especialmente para lidar contra as maiores pressões do jogo. A função conta com armadura, que protege o usuário contra ataques ao mesmo tempo que pode mudar o ritmo do combate ou levá-lo de volta ao neutro (parte da luta onde nenhum dos competidores têm vantagem).

4. "Golpe letal: ele é um golpe e é letal"

Outra mecânica estreante em SoulCalibur VI é o Lethal Hit, ou Golpe Letal em português, uma espécie de contra-ataque que pode levar a um dano expressivo.

Os ataques que funcionam como Golpes Letais são distintos e específicos de cada personagem, sendo que refletem seu estilo de luta.

Saber aproveitar os Golpes Letais é fundamental para abusar dos erros do oponente. Da mesma forma, é importante conhecer o funcionamento destes ataques do personagem inimigo, de forma a evitá-los.

Os golpes que contam com o recurso e suas condições de ativação estão disponíveis nas listas de movimentos dentro do próprio jogo.

5. "Como ganha?"

Diferente da maioria dos jogos de luta, SoulCalibur não é um título onde os jogadores poderão punir os inimigos por usarem os ataques errados, mas sim uma disputa onde a vitória será de quem aproveitar melhor seus recursos.

Um reflexo disso é o Reversal Edge que, ao ser usado, coloca os jogadores em um duelo de escolhas, no qual cada comando derrtoa o outro. Isto pode ser visto durante todas partidas, de forma que uma série de escolhas certas e adaptações ao oponente são os fatores que mais garantirão vitórias.

Prontos para vencerem no palco da história?

Matheus Oliveira é redator do Versus. Siga-o no Twitter.

Tags Relacionadas
Jogos de LutaGuias
Mais notícias
Tekken: Japonês Chikurin vence World Tour 2020
Tekken

Tekken: Japonês Chikurin vence World Tour 2020

O Mundial de Tekken foi vencido por um peronagem de Street Fighter
Matheus Oliveira
Tekken: “Estamos fazendo história”, diz Cuddle Core sobre cenário de jogos de luta
Tekken

Tekken: “Estamos fazendo história”, diz Cuddle Core sobre cenário de jogos de luta

A pro player estadunidense é conhecida como uma das melhores do país
Matheus Oliveira
Bugha, SonicFox, Hafu e Ewok são destaques na lista 30 under 30 da Forbes
Esports

Bugha, SonicFox, Hafu e Ewok são destaques na lista 30 under 30 da Forbes

A lista destaca os 30 nomes com menos de 30 anos mais influentes do ano
Matheus Oliveira