Fortnite

De Noob para Noob: 5 dicas para começar em Fortnite

Construa até deixar seu inimigo maluco!
@iugahtk
Lucas Hagui
escreve para o Versus.
Arte: Kienan Lafferty/Reprodução
Arte: Kienan Lafferty/Reprodução

Fortnite é um game de Battle Royale multiplataforma que oferece uma grande variedade de estratégias por conta de suas mecânicas de construção. O diferencial do game pode ser observado em competições como a Summer Skirmish, com uma jogabilidade mais dinâmica.

O Versus separou cinco dicas para ajudar você - que se interessou no jogo e ainda não entendeu nada - a começar com o pé direito.

Leia mais:

1) Aprenda a cair

O primeiro e mais importante passo é aprender a cair onde você quer e antes de seus inimigos. No campo de espera, no qual os jogadores ainda estão conectando, você pode abrir o mapa e ver a rota do ônibus para decidir onde pousar.

Com isso em mente, é necessário entender a interação com o cenário e a distância que você alcança planando antes de iniciar qualquer combate. A distância que você está do chão define o momento em que o planador será ativado. Para diminuir seu tempo no ar (e portanto ser mais ágil para procurar equipamentos e armas), procure sempre fazer o mergulho em terrenos mais baixos, longes de montanhas e árvores.

Depois do mergulho, é possível direcionar seu personagem enquanto plana até o local desejado. Essa distância é, em média, de meio quadrante do mapa.

Para exemplificar, se você deseja cair em Torres Tortas, o ideal é mergulhar pouco depois de Minas Matreiras ou Lago do Saque, pois oferecem menos estruturas altas para ativar o planador, chegando antes no local desejado.

Foto: Reprodução/Fortnite
Foto: Reprodução/Fortnite

2) Colete recursos de forma eficiente

Coletar recursos é importante para criar proteção ou subir em áreas inacessíveis do mapa. Por isso, é importante saber como coletar madeira, pedra e metal de forma rápida e quais são os objetos que oferecem mais material por golpe.

Primeiro, você precisa entender o ponto crítico do objeto, que é marcado por um círculo azul e auxilia um farm mais efetivo. Esse é o motivo de muita gente se mexer enquanto está coletando madeira, pois ajuda a não tomar um headshot e também a seguir o movimento do círculo.

Outro ponto é o entendimento dos materiais que são fonte de recursos abundantes. Alguns exemplo são os pallets para coletar madeira e rochedos para pedra. Lembre-se que itens de eventos costumam dar mais recursos que outros componentes do cenário, como os totens de pedra da Season 5 ou meteoritos de ferro da Season 4.

1/2
Farmando sem acertar os pontos críticos (12 hits) | Foto: Reprodução
Farmando sem acertar os pontos críticos (12 hits) | Foto: Reprodução
Farmando mirando nos pontos críticos (7 hits) | Foto: Reprodução
Farmando mirando nos pontos críticos (7 hits) | Foto: Reprodução

3) Gerencie os recursos

Por ter apenas cinco slots para carregar itens, é necessário gerenciar muito bem o espaço de seu inventário.

Em partidas solo, é importante sempre ter armas para combates em diversas distâncias: uma escopeta para curto alcance, uma SMG ou rifle para médias distâncias e um rifle de precisão para inimigos muito distantes.

Os outros dois slots variam de acordo com a necessidade, sendo ideal ter uma granada/arma especial e um item de cura/escudo sempre em mãos para se prevenir.

Uma sugestão é carregar o máximo possível da Poção de Escudo Pequena, pois é um dos melhores itens para combate, oferecendo 25 de escudo e que leva apenas dois segundos para ser consumido - tempo suficiente para ganhar uma sobrevida no duelo.

Controle bem os seus itens | Foto: Reprodução/Fortnite
Controle bem os seus itens | Foto: Reprodução/Fortnite

4) Aprenda a atirar e desviar

Um ponto importante no combate - além de ter bons reflexos - é entender e controlar cada arma de forma eficiente. Fortnite é muito amigável neste quesito para jogadores novatos, mas entender como cada armamento funciona fará você se destacar dos outros 99 jogadores.

Cada arma tem um padrão e alcance efetivo diferente que são fatores decisivos para saber qual é o melhor item para o momento. A Escopeta de Cano Duplo é um bom exemplo de arma situacional, pois oferece um dano absurdamente alto em troca de uma distância extremamente curta.

Controlando o recuo contra alvos distantes | Imagem: Reprodução/Drift0r
Controlando o recuo contra alvos distantes | Imagem: Reprodução/Drift0r

Fortnite é um jogo mais agitado. Você não pode ficar muito tempo parado para mirar, entrando no segundo ponto desta dica: desviar.

Usar padrões diferentes de movimento vão fazer seu inimigo errar e abrirá um espaço para você disparar à vontade - principalmente se ele estiver de escopeta ou outras armas com poucas balas.

Quando entrar em combate, alterne entre pular e agachar para fazer seu oponente se distrair, pois em Fortnite é mais importante errar menos que seu inimigo para sair vivo.

Aprenda a desviar com estilo! | Imagem: Reprodução/Survivor Gaming
Aprenda a desviar com estilo! | Imagem: Reprodução/Survivor Gaming

5) Utilize o cenário - ou crie o seu!

A mobilidade que você tem durante o jogo é um dos principais pontos do Battle Royale, com a construção de rampas, paredes e terrenos altos para surpreender o inimigo.

No entanto, é difícil de manejar a jogabilidade de construir e combater diversos inimigos ao mesmo tempo, sendo algo feito rapidamente apenas por jogadores muito experientes. Mas como estamos só começando, é importante entender o sistema de construção e adaptar os controles para o seu estilo de game.

Aproveite os modos especiais - principalmente o Parquinho, que oferece muito material - para fazer os testes de controles para rampas, paredes e pisos (principais itens para defesa). Lembre-se: não existem padrões definidos, crie e use estas mecânicas do seu jeito!

O padrão das três construções estão nas teclas Z, X e C - comandos de difícil acesso, já que estão abaixo da movimentação. Então, antes de começar a combater os inimigos é imprescindível analisar se você está confortável com esses comandos ou se prefere mudar para outras teclas.

As construções são defesas eficientes | Imagem: Reprodução/BRN Monarch
As construções são defesas eficientes | Imagem: Reprodução/BRN Monarch

Mesmo com um cenário competitivo em desenvolvimento e poucos torneios oficiais, Fortnite já teve sua primeira competição aberta ao público durante a PAX West 2018, que contou com US$1,5 milhão de premiação total. Enquanto outras edições não aparecem, você pode continuar se divertindo com seus amigos em busca da Vitória Royale.



Lucas Takashi é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @IugahTK.

Tags Relacionadas
FortniteGuias
Mais notícias
Fortnite 2: "É a pior coisa do mundo", reclama Tfue sobre novo capítulo
Fortnite

Fortnite 2: "É a pior coisa do mundo", reclama Tfue sobre novo capítulo

Influenciador ficou frustado com os bugs na nova versão do battle royale
Matheus Oliveira
Fortnite: Como completar a missão do "F" escondido na tela de carregamento
Fortnite

Fortnite: Como completar a missão do "F" escondido na tela de carregamento

Quem conseguir juntar todas as letras ganha uma skin exclusiva
Helena Nogueira
Tudo sobre Fortnite 2.0: Carregar amigos, novas armas, skins e mais novidades
Fortnite

Tudo sobre Fortnite 2.0: Carregar amigos, novas armas, skins e mais novidades

O battle royale da Epic Games está de cara nova
Lucas Hagui