Smash Bros

De noob para noob: 5 dicas para começar com tudo em Super Smash Bros. Ultimate

Ready...GO!
@helenavnogueira
Helena Nogueira
escreve para o Versus.
Foto: Nintendo/Reprodução
Foto: Nintendo/Reprodução

Super Smash Bros. Ultimate está dando o que falar nas transmissões. Lançado em dezembro de 2018, o jogo de luta já foi acolhido pela comunidade competitiva e tem roubado grande parte do tempo dos pro players.

Caso você não seja familiar à franquia e gostaria de dar uma chance ao jogo, não se preocupe! O Versus te ajuda a começar com tudo no game.

Leia mais sobre Smash Bros.:

O sistema de comandos de Super Smash Bros. é totalmente diferente de outros fighting games. Sendo uma franquia exclusiva da Nintendo, a série conta com controles e mecânicas únicas que se diferem muito de Street Fighter, por exemplo.

Por isso, o primeiro passo é conhecer os comandos e regras básicas.

GIF: Reprodução
GIF: Reprodução

1. Conheça os comandos e regras básicas

As partidas em Super Smash Bros. podem ser definidas por dois critérios: tempo ou stock (vida). Para derrotar um inimigo, é necessário arremessá-lo para fora das delimitações da tela.

Quanto aos ataques, o game possui três tipos: Básico, Smash e Especial.O golpe Básico é acionado ao apertar o botão A uma ou várias vezes. Já um ataque Smash é realizado quando o jogador pressiona o A ao mesmo tempo que empurra o direcional esquerdo para cima, baixo ou para os lados. O mesmo vale para os Especiais, utilizados com o botão B e algum sentido do direcional esquerdo.

Em todos os ataques, o dano causado fica ainda maior se o jogador segurar o botão e o direcional por alguns segundos, carregando o golpe antes de soltá-lo.

Se as variações não fossem suficientes, também é possível realizar diferentes ataques no ar, em movimento ou com o direcional levemente empurrado... Sim, são muitas opções.

Outro fator que diferencia Super Smash Bros. de outros fighting games é o indicador de vida. Na região inferior da tela, uma porcentagem mostra o índice de dano recebido pelo jogador. Dessa forma, quanto maior for a porcentagem, mais longe o lutador será arremessado, tendo uma maior chance de ser eliminado.

Por isto, é importante planejar diferentes combos para serem executados durante a partida. Por exemplo, golpes rápidos e consecutivos são bons para o início de um combate, de forma que a porcentagem da vida inimiga aumente rapidamente. Para eliminar o adversário, por outro lado, o melhor é utilizar ataques carregados e aéreos, para que ele voe para fora da tela.

2. Treine defesa e esquiva

Para se defender, o jogador conta com um escudo, ativado com o botão R. Este recurso precisa ser usado com cuidado, pois a proteção pode se quebrar e deixar o lutador atordoado caso seja utilizada por muito tempo. Em Ultimate, se o jogador apertar o botão do escudo no momento exato em que um golpe lhe atingir, o ataque inimigo será completamente anulado.

Caso um adversário esteja usando escudo, o único comando que pode afetá-lo é o agarrar (L), movimento em que é possível pegá-lo com as mãos, golpeá-lo e depois arremessá-lo em qualquer direção. Não é à toa que este comando seja muito utilizado em combos.

Cada um dos 69 lutadores disponíveis em Ultimate possuem um conjunto de ataques diferentes e, portanto, possuem agarrões distintos - alguns alcançam o inimigo por meio de uma corrente ou chicote, por exemplo. Assim, é preciso treinar com um personagem favorito a fim de conhecer a distância necessária para utilizar o agarrar.

Outro comando indispensável é a esquiva (botão R + direcional), que pode ser executada tanto em terra quanto no ar.

A melhor forma de dominar um personagem e seus combos, defesa e esquiva é jogar no modo treino (Training) que, no caso do título mais recente da franquia, conta com um fundo métrico que mostra a distância de arremesso e a trajetória de voo do adversário.

GIF: Reprodução
GIF: Reprodução

3. Domine seu recover

Como já dito, a eliminação em Super Smash Bros. acontece quando se ultrapassa os limites da tela. Dessa forma, para jogar em alto nível, é essencial dominar o recover (recuperação em inglês, ou simplesmente o ato de retornar ao mapa).

Para executar a ação, é preciso apertar o botão B ao mesmo tempo em que se empurra o direcional para cima. Com isto, o lutador é impulsionado para o alto, sendo possível voltar ao campo de batalha e evitar a morte por queda.

Cada personagem possui um recover com alcance e poder diferente.A Inkling, por exemplo, propulsiona-se a uma grande distância por meio de um poderoso jato de tinta. A Sheik, por outro lado, causa uma explosão antes de sumir no ar, reaparecendo com mais um estouro - inclusive, essa é uma das recuperações que podem ser usadas em combos por causar dano nos adversários.

Há ainda os lutadores que possuem outras formas de retornar ao solo: é possível alcançar a borda do campo de batalha com a corrente de Simon e o chicote de Samus, ambos acionados com o agarrar (ZR). Isso traz uma ação a mais além do recover, que deixa os personagens paralisados após o uso.

No mais, dominar este comando é importante para criar um ambiente confortável para começar a golpear no ar. Esta é uma técnica muito realizada por pro players a fim de eliminar o adversário de forma rápida e efetiva.

GIF: Reprodução
GIF: Reprodução

4. Entenda como funcionam os itens

Apesar do competitivo profissional banir o uso de itens, nas partidas do dia-a-dia eles são responsáveis por tornar Super Smash Bros. casual e divertido. Eles adicionam uma camada extra de imprevisibilidade à disputa, fazendo com que o dano de determinado jogador aumente em 60% em questão de segundos.

Tendo isto em mente, conhecer a funcionalidade de cada um pode ser uma carta trunfo para conquistar a vitória. Existe uma grande variedade de itens: dentre os ofensivos estão revólveres, espadas lasers, martelos e bombas dos tipos mais variados. Por outro lado, existem aqueles que curam o personagem - geralmente frutas e pratos -, diminuindo a porcentagem de dano acumulado.

Além disso, existem Pokébolas que liberam Pokemóns para lutarem ao lado daqueles que os libertam e caixas ou jarros que derrubam outros utensílios. Um objeto interativo que funciona de forma similar às Pokébolas são os Assist Trophies, que invocam personagens de diversos games para auxiliar na batalha.

Contudo, o item que realmente determina a virada de jogo é a Smash Ball. Atingindo a bola repetidas vezes, o jogador desbloqueará seu Final Smash, poder supremo capaz de obliterar todos no campo de batalha. Cada um dos lutadores possui um Final Smash único, por isso saber como ativá-lo e atingir seus inimigos é essencial.

GIF: Reprodução
GIF: Reprodução

5. Saiba o poder e alcance de cada adversário

Por fim, a última dica para ser o melhor em Ultimate é conhecer os comandos, poderes e alcance dos personagens. Assim, fica mais fácil escolher combos e estratégias para counterar efetivamente os inimigos - além de não ser pego de surpresa.

Jogar partidas tradicionais no modo Smash é importante, mas uma outra boa forma de treinar o desempenho contra um grande número de lutadores é o Classic Mode e Tournament, em que você enfrenta batalhas consecutivas.

Acompanhar o conteúdo de pro players e streamers também é útil neste sentido, pois é possível aprender combo breakers, sequências de golpes e formas diferentes e criativas de usar um personagem.

Entre os personagens recomendados para jogadores estreantes estão Kirby, Link, Yoshi, Pikachu, Captain Falcon, Lucina, King K. Roll, Bowser e Ike. Pronto para a batalha?



Helena Nogueira é repórter no Versus. Siga-a em @helenavnogueira.

Mais notícias
Super Smash Con 2019: MkLeo é campeão de Ultimate; Leffen conquista título de Melee
Smash Bros

Super Smash Con 2019: MkLeo é campeão de Ultimate; Leffen conquista título de Melee

Saiba as classificações finais dos três participantes brasileiros
Helena Nogueira
Smash Ultimate: Final da EVO 2019 quebra recorde de audiência do torneio
Smash Bros

Smash Ultimate: Final da EVO 2019 quebra recorde de audiência do torneio

Foram quase 280 mil espectadores na Twitch
Helena Nogueira
EVO 2019: Mexicano MKLeo é campeão de Super Smash Bros. Ultimate
Smash Bros

EVO 2019: Mexicano MKLeo é campeão de Super Smash Bros. Ultimate

Saiba as colocações dos brasileiros que disputaram a modalidade
Helena Nogueira