CS:GO

De noob para noob: 5 dicas para começar a jogar CS:GO

O importante é manter a calma e ter paciência
@thais.stagni
Thais Stagni
escreve para o Versus.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nem sempre é fácil começar algum game que todos seus amigos já conhecem e jogam há tempos... Mas estamos em 2018: ano novo, jogos novos! O querido e já conhecido Counter-Strike: Global Offensive não poderia ficar de fora do Versus, e para isso, trago dicas de noob para noob - diretamente de uma uma redatora que tem poucas horas de jogo no Steam, mas tem sugestões valiosas para você que não sabe por onde começar.

Leia mais sobre CS:GO:

CS:GO é a versão mais aprimorada da franquia Counter-Strike, que foi um dos primeiros games de tiro em primeira pessoa já criados. Atualmente, o jogo - lançado em 2012 - é uma das maiores modalidades de eSports do mundo, e por conta disso, muitas pessoas já conhecem e estão acostumadas a desativar a C4 (ou morrer tentando).

Está pronto? Então pega na minha mão e vamos lá!

1) Assista campeonatos

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pode parecer besteira, mas assistir torneios de CS:GO é uma ótima opção para entender mais sobre o jogo. Por mais que você não entenda muito sobre a localização dentro do mapa ou qual é cada arma, campeonatos te ensinam o básico do competitivo - como a ideia de plantar ou defusar a C4 ou posicionamento.

Além disso, assistir vídeos de pro players ou streamers grandes de CS:GO é muito importante para aprender o básico do jogo. Gabriel "FalleN" Toledo, um dos maiores jogadores do mundo, já gravou diversos vídeos para o seu canal no YouTube em que ele ensina mais sobre o game - e até sobe uma conta do pior para o melhor ranking do jogo (no caso, do Prata para o Global).

2) Comece usando armas fáceis

Sim, é muito divertido jogar com uma AK-47 ou com rifles que exigem uma mira precisa como a AWP... Mas que tal começar com armas mais simples e intuitivas? A UMP-45 e a SG 553 (que não tira o zoom automaticamente depois que você atira) são boas opções. Só tome cuidado para não gastar todo o seu dinheiro sem razão, ok?

3) Jogue contra bots e aumente a dificuldade deles gradativamente

Não entre no modo competitivo logo de uma vez. Comece jogando contra bots para aprender mais sobre os locais de cada mapa, estratégias de onde colocar a C4 e como defusá-la. Após pegar o jeito e se localizar dentro do game, comece a aumentar a dificuldade dos bots gradativamente.

Você vai perceber que não só a mira deles melhora muito, como também o posicionamento e estratégias ficam um pouco mais complexas. Além disso, jogar contra bots é ótimo para que, caso você morra, você assuma a posição de outro personagem para poder continuar treinando os objetivos principais.

4) Espere para jogar o modo competitivo

Antes de entrar em partida contra outros players - ainda mais se você nunca jogou outro FPS antes -, faça o download de mapas criados pela própria comunidade, como o AIM Botz. Com ele, é possível entender o básico do jogo, treinar com personagens que ficam parados e descobrir com quais armas você mais gosta de jogar.

Tipos de jogo como o Deathmatch (também conhecido como Mata-Mata) e Arms Race (Corrida Armada) são ótimos para você começar a ter a experiência de jogar contra pessoas, e não contra bots. Por ser mais descontraído, esses tipos de jogos são ótimos para que você aprenda a mirar e lide com uma pressão um pouco maior ao lado de outros jogadores.

Além disso, esses modos são bons para que você teste diversos tipos de arma - e no caso da Corrida Armada, aprenda a matar vários coleguinhas antes de morrer para poder "evoluir".

5) Jogue com amigos

Jogar o modo competitivo não é fácil. A comunidade é tóxica, as pessoas são impacientes e, se você não tiver ao menos um pouco de experiência, a chance de ser xingado é grande. Por conta disso, o ideal é que você jogue com ao menos um amigo que possa te explicar mais sobre posicionamento.

E não se preocupe: a curva de aprendizado do CS:GO não é das mais fáceis, e muitas vezes você vai pensar em nunca mais jogar o Competitivo, que é o mais sério, e se sentir inexperiente. Mas fique tranquilo, porque você é inexperiente, e está tudo bem!Você só vai chegar no Global (ranking mais alto) com muita experiência, suor e C4 detonando nas suas mãos - talvez até literalmente.

O importante é não se deixar levar pela raiva, manter a calma e continuar jogando. Afinal, as dicas básicas para começar a jogar, você já tem.


Thaís Stagni é redatora do Versus. Siga-a no Twitter.

Tags Relacionadas
CS:GOGuias
Mais notícias
CS:GO: F4stzin é o novo jogador da Vivo Keyd
CS:GO

CS:GO: F4stzin é o novo jogador da Vivo Keyd

Jogador estava no banco de reservas da paiN Gaming
Jairo Junior
CS:GO: Sheviii2k anuncia line-up completa da sua equipe, 2K Team
CS:GO

CS:GO: Sheviii2k anuncia line-up completa da sua equipe, 2K Team

Em entrevista ao Versus ele confirmou que será jogador e dono do time
Jairo Junior
CS:GO: Atualização traz novas skins, faca do CS 1.6 e nova Cache oficialmente
CS:GO

CS:GO: Atualização traz novas skins, faca do CS 1.6 e nova Cache oficialmente

A nova coleção de skins é em homenagem aos 20 anos de Counter-Strike
Jairo Junior