Comunidade

De CS:GO a LoL: 5 dos maiores tilts dos esports

Todos estão sujeitos a falhas, mas isso não quer dizer que elas serão esquecidas
@_matheusf23
Matheus Oliveira
escreve para o Versus.
Montagem: Lucas Hagui/Reprodução
Montagem: Lucas Hagui/Reprodução

Quem joga competitivamente sabe que por melhor um pro player ou equipe sejam, haverão momentos nos quais o desempenho pode deixar a desejar. Os famosos "tilts" - isto é, quando o jogador para de pensar logicamente devido a estresse e irritação - são protagonistas de muitos dos momentos marcados na memória dos esports. Nesta lista elaborada pelo Versus você recordará alguns dos melhores da história.

Leia mais:

League of Legends: All-Star 2018 - brTT e Yoda x Faker e Cpt Jack

Para abrir a lista, nada melhor do que relembrar o momento no qual a dupla brasileira quase venceu o melhor jogador de LoL do mundo.

Durante o All-Star 2018, Felipe "brTT" Gonçalves e Felipe "YoDa" Noronha jogaram um duelo 2 x 2 contra ninguém mais, ninguém menos, que Lee "Faker" Sang-hyeok, acompanhado por Kang "Cpt Jack" Hyung-woo.

Os competidores se enfrentaram em Howling Abyss e, surpreendendo a grande maioria dos espectadores, estavam a três minions de distância da vitória, quando por um erro de posicionamento de brTT, a glória ficou novamente nas mãos de Faker. Veja a partida no vídeo acima e sofra novamente.

CS:GO: SK Gaming 0 x 16 Renegades - Coldzera x Shoowtime

Em setembro de 2016, o elenco brasileiro que brilhava no CS:GO era a SK Gaming, porém, nesse período a equipe passava por uma má fase, quando Gustavo "SHOOWTIME" Gonçalves ocupava o espaço deixado por Fernando "fer" Alvarenga, afastado temporariamente por causa de uma pequena cirurgia no nariz.

É compreensível que jogar ao lado de um membro novo em um torneio tão disputado quanto a Pro League de CS não é uma tarefa fácil, mas uma derrota por 16 a 0 contra a Renegades surpreendeu os fãs e enfureceu Marcelo "coldzera" David, que recorreu às redes sociais para aliviar a tensão, sem papas na língua ou, no caso, nos tuítes:

1/2
Imagens fortes de coldzera se deixando levar pela ira. | Foto: Twitter/Reprodução
Imagens fortes de coldzera se deixando levar pela ira. | Foto: Twitter/Reprodução
Shoowtime havia sido emprestado da Immortals na ocasião. | Foto: Twitter/Reprodução
Shoowtime havia sido emprestado da Immortals na ocasião. | Foto: Twitter/Reprodução

League of Legends: Lep 0/16/2

Pedro Luiz "Lep" Marcari, atual topo da RED Canids Kalunga, protagonizou um dos momentos mais memoráveis do cenário competitivo de League of Legends.

Em 2014, o pro player - ao lado da KaBuM -, conquistou espaço na fase de grupos do Mundial de LoL, mas durante os confrontos do grupo D o público brasileiro ficou de boca aberta... para criticar ou gargalhar.

Por diversos erros, entre eles os famosos teleportes controversos, Lep conquistou ao longo de três partidas (contra Alliance, Cloud9 e NaJin White Shield), a icônica pontuação de: 0 abates, 16 mortes e 2 assistências. É possível contar nos dedos de uma mão não só o número de assistências, mas também o número de pessoas que não lembram deste momento:

Super Smash Bros.: Leffen e os controles ao chão

O cenário de Super Smash Bros. sempre foi um dos mais populares em meio aos fighting games, seja por sua comunidade fiel ou pelos momentos memoráveis que o jogo gera nos grandes torneios.

Um dos competidores mais conhecidos de Smash é o sueco William "Leffen" Hjelte, famoso não apenas por sua habilidade, mas também por sempre deixar a torcida em polvorosa com seus pontuais arremessos de controle, tamanha a revolta que ele sente durante as partidas.

Existem diversos compilados em vídeos na internet e abaixo você pode conferir o popular tilt do competidor no Big House 8, de 2018:

League of Legends: Vasilii dá prejuízo para a produção da LSPL

Li "Vasilii" Wei-Jun é um ex-pro player de LoL chinês que é popular por seus episódios de raiva durante torneios, mas, em 2016, o jogador passou de todos os limites.

Durante uma rodada da LoL Secondary Pro League (segunda divisão da liga chinesa), Vasilii perdeu o controle durante uma série, se desconectou da partida - fazendo o time se render aos 20 minutos -, quebrou um teclado e ameaçou fisicamente companheiros de equipe e membros da produção do torneio (veja abaixo).

Wei-Jun está suspenso do competitivo de League of Legends até o primeiro split de 2020, respondendo a uma punição de 20 meses por ter agredido a namorada durante uma transmissão ao vivo.

Sentiu falta de algum tilt icônido dos esports nesta lista? Compartilhe nos comentários abaixo.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Mais notícias
LoL: Suporte criado por fã seria o pesadelo da rota inferior
League of Legends

LoL: Suporte criado por fã seria o pesadelo da rota inferior

As'Fa, a Soberana da Tempestade, é uma arraia gigante de Shurima
Matheus Oliveira
LoL: Todas as músicas e temas de campeões são disponibilizadas no Spotify
League of Legends

LoL: Todas as músicas e temas de campeões são disponibilizadas no Spotify

Ouça o soundtrack oficial completo na plataforma de streaming
Helena Nogueira
Tudo sobre o envolvimento da Blizzard com os protestos de Hong Kong
Blizzard

Tudo sobre o envolvimento da Blizzard com os protestos de Hong Kong

Mei, de Overwatch, se tornou um símbolo do movimento social
Matheus Oliveira