Mercado

Custo-benefício: Qual é o melhor plano de Internet para jogar online?

Tire suas dúvidas e saiba como escolher sua operadora
@felipe.cardoso
Felipe Cardoso
escreve para o Versus.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Só quem pertence ao mundo dos eSports sabe das dificuldades encontradas em relação à Internet no Brasil. Pensando nisso, a start-up brasileira Melhor Plano analisou 63 planos de Internet nacionais e trouxe resultados relacionados ao melhor custo-benefício, melhor Internet para jogar online e melhor qualidade de banda larga no país.

Leia mais:

A pesquisa foi realizada através de avaliações dos planos, considerando o preço total mensal, preço por MB, quantidade de download e upload, além de um questionário em que diversos jogadores ajudaram a responder para fomentar o estudo.


Melhor custo-benefício

Foto: Reprodução/Melhor Plano
Foto: Reprodução/Melhor Plano

Prezando pela qualidade, velocidade de conexão e os preços disponíveis, a categoria de custo-benefício satisfaz grande parte do público, tendo um valor mais justo em relação ao seu custo por MB. Em alguns casos, por exemplo, planos com até 10 vezes mais banda larga podem custar apenas R$ 40 mais caro.

Em termos de custo-benefício, a Vivo é, sem sombra de dúvidas, a operadora em destaque. Os motivos são a disponibilidade de pacotes mais baratos, a isenção de taxa de instalação e o custo do modem já incluso no plano.

As opções de 100 MB e 200 MB dominam a primeira colocação, respectivamente com um preço de R$ 1,24 e 0,74 por MB. Entretanto, o valor total dos dois planos não são tão acessíveis a grande parte da comunidade, apenas para os usuários que necessitam de muita banda larga. Outro ponto é a disponibilidade dos pacotes, que variam conforme a região.

Em segundo lugar, a Live Tim também apresenta bons preços e chega a ser uma opção válida. A operadora tem pacotes de até 2 GB de velocidade, mas está disponível apenas em algumas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro.


Melhor qualidade

Foto: Reprodução/Melhor Plano
Foto: Reprodução/Melhor Plano

Quando falamos sobre eSports e jogatinas, é importante contratar um serviço que não tenha problemas de latência ou instabilidade - afinal, ninguém gosta de ser atrapalhado no campo de batalha.

A melhor qualidade de Internet é dominada pela NET, que venceu em 21 estados no contexto de satisfação geral. Em seguida, está a Live Tim, a qual apresentou uma melhor estabilidade, e a Vivo em terceiro lugar - a operadora foi a grande vencedora em 10 estados dos 17 em que disputou.

O estudo da categoria foi realizado com base nos dados da pesquisa de qualidade feita pela Anatel, onde os usuários de cada banda larga opinam sobre os serviços.


Melhor Internet para jogar online

Foto: Reprodução/Melhor Plano
Foto: Reprodução/Melhor Plano

Falando de jogos online, mais opções entram em campo. O fator mais importante para ganhar destaque neste quesito é o ping, mais conhecido como latência - termo que diz respeito ao tempo de resposta entre um comando do usuário e o jogo reagir à ação.

Existem algumas condições para ter um ping razoável em suas jogatinas: distância do armário da provedora, quantidade de programas rodando, pessoas utilizando a Internet, o tipo de tecnologia e a velocidade contratada.

Em relação a estes elementos, as operadoras que mais se destacam são Live Tim, Copel, Sercomtel e Vivo.

A Live Tim apresenta os maiores pacotes de download, o que facilita a vida de qualquer usuário, e a Copel e Sercomtel contém as melhores taxas de upload.

Quando usuários procuram uma operadora de banda larga, muitos prezam a velocidade de download e esquecem da taxa de upload, que é o tempo em que sua máquina envia algo para a rede. A verdade é que os dois são quesitos importantes para obter o melhor plano disponível no mercado.

Por fim, a Vivo possui a maior cobertura em fibra do Brasil - chegando em até 105 municípios - e é a operadora que apresenta a melhor tecnologia de Internet.

Para conferir a pesquisa completa e os preços dos serviços, acesse o site do Melhor Plano.



Felipe Cardoso é analista do Versus. Siga-o no Twitter em @felpyyy.

Tags Relacionadas
Mercado
Mais notícias
Overwatch: Lúcio e D.Va aparecerão em episódio da Turma da Mônica
Overwatch

Overwatch: Lúcio e D.Va aparecerão em episódio da Turma da Mônica

Crossover entre Maurício de Sousa Produções e Blizzard foi confirmado nesta terça-feira (22)
Matheus Oliveira
Free Fire e Burger King anunciam parceria para códigos exclusivos in-game
Free Fire

Free Fire e Burger King anunciam parceria para códigos exclusivos in-game

A rede de fast food também patrocinará a Pro League e o Mundial do battle royale
Helena Nogueira
LoL: Riot Games terá produtos em parceria com Riachuelo, Piticas e Panini na CCXP
League of Legends

LoL: Riot Games terá produtos em parceria com Riachuelo, Piticas e Panini na CCXP

Editora galera publicará livro Reinos de Runeterra e Tilibra produzirá cadernos do MOBA
Matheus Oliveira