CS:GO: Equipes do IEM Katowice Major definirão seeds dos adversários

Novo formato procura tornar o caminho das equipes mais justo
Foto: ESL
Foto: ESL

A ESL - organizadora oficial do próximo Major de Counter-Strike: Global Offensive - divulgou nesta segunda-feira (21) algumas alterações que o campeonato sofrerá em seu formato. Segundo a própria empresa, as mudanças foram feitas pensando em um caminho mais justo para a equipes participantes do torneio.

Leia mais:


A primeira novidade que pode ser notada acontece já nos dois primeiros estágios do Major: "Desafiantes" e "Lendas". Em ambos o sistema adotado será o "The Katowice Swiss", que funciona de forma semelhante ao "Sistema Suíço", porém, o seed inicial dos participantes será definido por meio de votação. Cada uma das 16 equipes terá que classificar seus adversários de acordo com a sua habilidade, indicando uma pontuação, como um sistema de ELO.

Os votos que destoam muito dos demais serão descartados. Isso evitará que um time que foi escolhido pela maioria como "#1" perca pontos porque apenas uma ou duas equipes resolveram classificá-la como "#16", por exemplo.

O emparelhamento dos confrontos será feito de acordo com o ELO de cada time. Também é válido mencionar que o ELO pode mudar no decorrer da competição, como no caso de um time com uma pontuação menor vencer um adversário com mais pontos. Além disso, duelos repetidos não serão permitidos.

Outro fator que foi adicionado é a "obrigatoriedade" de disputas melhores de três. Todos os jogos decisivos, ou seja, que valem vaga na próxima fase ou eliminação, serão MD3. Desta forma, nenhuma equipe poderá chegar longe ou então dar adeus à competição sem disputar confrontos mais longos do que uma simples MD1.

Por fim, a ESL também afirmou que a última fase do Major permanecerá inalterada por enquanto. No momento, eles estão satisfeitos como esta etapa funciona. Para conferir todos os detalhes, veja o comunicado oficial da organizadora.

A Intel Extreme Masters Katowice 2019 acontece entre os dias 13 de fevereiro e 3 de março.


Jairo "Foxer" Junior é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @Foxer_JJ.