CS:GO

CS:GO: "Os jogadores que nos enfrentam não nos respeitam mais", diz fer da MIBR

O pro player comentou também sobre a saída de coldzera
@_matheusf23
Matheus Oliveira
escreve para o Versus.
Fer comentou sobre a experiência de jogar ao lado de zews na IEM. | Foto: HLTV/Reprodução
Fer comentou sobre a experiência de jogar ao lado de zews na IEM. | Foto: HLTV/Reprodução

A saída de Marcelo "Coldzera" David da line-up titular da MIBR não assustou os fãs devido ao desempenho abaixo do esperado por parte do elenco brasileiro. Em entrevista ao Versus durante a GameXP 2019, o pro player Fernando "fer" Alvarenga falou sobre como esta mudança impactará o futuro da equipe, expectativas para jogar novamente com Wilton "zews" Prado e um novo começo para o time.

Leia mais:


A performance da MIBR na IEM Chicago 2019 fez ressurgir das cinzas as esperanças de muitos torcedores. A equipe brasileira, mesmo jogando com o treinador, chegou às semifinais do torneio, posição que estava longe da imaginação da maioria dos fãs.

Segundo fer, o principal motivo da má performance anterior é o fato do "time não estar na mesma página". De acordo com o jogador, "Depois que o cold decidiu sair do time tivemos uma conversa (...) e chegamos à conclusão de que poderíamos fazer [a equipe] funcionar. Se o time estiver feliz conseguimos resultados. Voltamos com aquela garra e espírito de time que não tínhamos há muito tempo".

O atleta também opinou sobre a declaração de zews, de que a troca de um membro da line-up seria uma das soluções para os problemas da line-up. De acordo com fer, "as pessoas conseguem mudar", se referindo a cold. "Se o zews acha isso é porque as pessoas não queriam resolver os problemas e preferiram continuar brigando", completou.

"Colocávamos a culpa em uma coisa só, mas na verdade a culpa era de todo mundo", disse o pro player sobre a mudança de mentalidade da equipe. A falta de sincronia entre os integrantes da MIBR era notável durante alguns torneios recentes, por exemplo a campanha na ESL One Cologne 2019, campeonato no qual o elenco saiu sem qualquer vitória.

De acordo com fer, o "mindset estava errado", os jogadores não procuravam compensar pelos erros dos companheiros, apenas criticavam uns aos outros e tentavam apontar um culpado. "Acho que todo mundo tem que jogar solto e ter a mentalidade de fazer a função do seu amigo quando ele não está bem".

Os brasileiros chegaram às semifinais da IEM Chicago 2019. | Foto: HLTV/Reprodução
Os brasileiros chegaram às semifinais da IEM Chicago 2019. | Foto: HLTV/Reprodução

Sai cold, entra zews

Se a saída de coldzera não surpreendeu os fãs, os players se chocaram menos ainda. "(...) víamos que ele estava insatisfeito com algumas coisas. Eu sabia que tinha algo errado, só não sabia o que era", conta fer. Jogar com o técnico sem tempo para treinar previamente foi difícil. "Ao mesmo tempo, respeito muito a decisão dele [cold]. Assim como foi difícil perder ele no time, sei que para ele foi difícil também [sair da MIBR]".

Sobre os próximos desafios da equipe, fer destaca que "o objetivo é manter o spot de legends" no StarLadder Berlin Major 2019. Zews jogará novamente e fer deposita confiança no treinador que atuará como jogador titular: "Acho que o zews vai se adaptar melhor e exercer mais funções em jogo".

"Apesar de achar que o zews não é o jogador ideal, ele não está comprometendo. Ele é muito inteligente, vê fundamentos, reage mais rápido ao que acontece na partida. Por mais que ele não tenha a mecânica perfeita, ele supre isso com outras qualidades."

Zews pode ocupar temporariamente a lacuna deixada por coldzera, mas sua função é a de técnico e em algum momento ele deverá deixar de clicar para voltar para trás dos jogadores para ver cinco telas, em vez de apenas uma.

"Nosso time está em reconstrução", comenta fer. "Sabemos o caminho para ganhar, mas precisamos ter o pé no chão de saber que os jogadores que nos enfrentam não nos respeitam mais como antigamente."

"Quando os caras têm medo de você o jogo é mais fácil, porque eles cometem mais erros e ficam nervosos. Mas agora temos que entrar pensando que não somos nada", completa.

Coldzera deixou o espaço vago na line-up da MIBR pouco antes do último torneio disputado pela equipe. | Foto: HLTV/Reprodução
Coldzera deixou o espaço vago na line-up da MIBR pouco antes do último torneio disputado pela equipe. | Foto: HLTV/Reprodução

O futuro da MIBR e o quinto player

Ressaltando e dando certeza sobre a permanência de Lucas "LUCAS1" Teles no time, fer comentou também sobre as possibilidades para um quinto jogador. "Temos duas direções possíveis: um jogador já provado e que sabemos quais problemas tem e como se porta dentro de jogo, ou um novo talento, e daí precisaríamos ser muito pacientes".

Mesmo concordando que um jogador novo é o necessário agora para a MIBR, fer conclui dizendo que o problema do Brasil e, consequentemente, do brasileiro, é querer resultados imediatos.

"Temos o problema de querer resultado muito rápido. Não existe resultado rápido. Você pode botar um cara no time e ganhar amanhã, mas isso não quer dizer que isso vai acontecer sempre. Você fica mal acostumado com isso, querendo mudar o time toda hora. Acho que temos que ter os pés no chão e manter a line-up, sabendo que o resultado vem com o tempo. Temos vários nomes na cabeça, tanto de jogadores experientes e novos, mas nada foi definido", finaliza.

O próximo torneio da MIBR será o StarLadder Berlin Major. A line-up brasileira faz parte do grupo Legends, portanto entra em ação apenas em 28 de agosto. Os confrontos ainda não foram anunciados, mas o campeonato começa já em 23 do mesmo mês, com a fase dos New Challengers.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Jairo "Foxer" Junior e Matheus Oliveira são redatores do Versus. Siga-os no Twitter em @Foxer_JJ e @_matheusF23.

Tags Relacionadas
CS:GOfer
Mais notícias
CS:GO: F4stzin é o novo jogador da Vivo Keyd
CS:GO

CS:GO: F4stzin é o novo jogador da Vivo Keyd

Jogador estava no banco de reservas da paiN Gaming
Jairo Junior
CS:GO: Sheviii2k anuncia line-up completa da sua equipe, 2K Team
CS:GO

CS:GO: Sheviii2k anuncia line-up completa da sua equipe, 2K Team

Em entrevista ao Versus ele confirmou que será jogador e dono do time
Jairo Junior
CS:GO: Atualização traz novas skins, faca do CS 1.6 e nova Cache oficialmente
CS:GO

CS:GO: Atualização traz novas skins, faca do CS 1.6 e nova Cache oficialmente

A nova coleção de skins é em homenagem aos 20 anos de Counter-Strike
Jairo Junior