CS:GO

CS:GO: Fer pagará cirurgia de streamer com mutismo seletivo

Jogador se identificou com a streamer pois quase ficou surdo
@foxer_jj
Jairo Junior
escreve para o Versus.
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: HLTV/Reprodução

Fernando "fer" Alvarenga protagonizou um dos mais belos lances da sua carreira na última segunda-feira (15). No entanto, curiosamente, o feito foi realizado fora do Counter-Strike: Global Offensive. O jogador da MIBR contribuiu com o sonho de Renata "NekoKryza" - uma streamer com mutismo seletivo -, se oferecendo para pagar sua cirurgia nas cordas vocais.

Leia mais:


NekoKryza é uma brasileira de 21 anos, fã de jogos FPS, que foi diagnosticada com mutismo seletivo. A doença é um transtorno psicológico que não permite que ela fale com praticamente ninguém, além de pessoas de sua extrema confiança, que no seu caso são sua mãe e namorada. Ou seja, ela não é muda, mas possui uma ansiedade tão acentuada que, mesmo que tente falar com outras pessoas, não consegue.

A prevalência do mutismo seletivo era entendida como uma a cada mil pessoas. Mas isso mudou após um estudo promovido pela American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, que provou que a doença atinge na verdade sete em cada mil pessoas.

Em certos casos, o problema pode ser sanado com acompanhamento psicológico frequente. Entretanto, o que causou tudo isso a NekoKryza é que ela também possuiu Androfonia - um timbre de voz masculino devido a um problema hormonal. Desta forma, ela se sente julgada toda vez que fala, e por isso desenvolveu o mutismo seletivo, que apenas se agravou conforme os anos segundo ela mesma relata.

Sua maior esperança é uma viagem até a Coreia do Sul, onde existe uma clínica especializada no tratamento. Por lá, eles são capazes de fazer uma intervenção cirúrgica nas cordas vocais de Renata, garantindo-lhe uma voz mais harmoniosa e praticamente sem riscos de deixá-la realmente muda. Porém, de acordo com ela, toda a viagem, estadia e pagamento da cirurgia chegaria a aproximadamente US$ 10 mil.

A streamer estava em um ritmo frenético nas transmissões e já havia arrecadado cerca de US$ 3,3 mil. Um bom valor, mas que não chegava nem à metade do que ela precisava. Então, fer apareceu e garantiu que daria todo o restante do dinheiro necessário para que NekoKryza pudesse viajar e enfim realizar sua cirurgia e sonho.

Segundo o atleta em seu Twitter, ele se identificou com Renata pois por pouco não ficou surdo. Ele se colocou no lugar dela, se emocionou e decidiu ajudá-la. Ele ainda classificou este dia como "um dos melhores dias da sua vida".

Quando a jogadora recebeu a notícia, ficou praticamente sem reação. Ela colocou uma foto de fer na sua tela e apenas mostrou suas mãos completamente trêmulas. Quando se acalmou, mostrou os tuítes de fer e o seu chat foi à loucura. Nem mesmo sua namorada aguentou e foi até ela no meio da transmissão. Veja o momento:

Logo depois ela também deixou uma mensagem para fer e seus viewers. Neko agradeceu todo o apoio que recebeu e disse que a luta lhe deu um grande amadurecimento pessoal: "Comecei essa stream como uma pessoa amarga/individualista [...] Muito obrigada pelo apoio de todos. Vocês me tornaram uma pessoa melhor".

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As live streams de NekoKryza acontecem pela Twitch. Já sua história pode ser conhecida um pouco mais a fundo em sua página no Facebook. Graças ao seu esforço, persistência, fer e a toda comunidade gamer, em breve todos teremos mais notícias sobre os próximos passos da streamer rumo a conquista do seu sonho.

Quem sabe também não a veremos em algum cenário competitivo. Ela já esteve no de Point Blank e agora está investindo em Apex Legends. Veja se ela tem ou não futuro:



Jairo "Foxer" Junior é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @Foxer_JJ.

Tags Relacionadas
CS:GOMIBRfer
Mais notícias
CS:GO: Athena's e-Sports anuncia sua primeira line-up do game
CS:GO

CS:GO: Athena's e-Sports anuncia sua primeira line-up do game

Time foi revelado nesta quinta-feira (22)
Beatriz Coutinho
CS:GO: Site possibilita montar times com jogadores de mesmo nível
CS:GO

CS:GO: Site possibilita montar times com jogadores de mesmo nível

A plataforma analisa o nível e estilo dos jogadores para encontrar o time
Lucas Hagui
CS:GO: Skin de Glock é inspirada na jogadora AMD, da Black Dragons
CS:GO

CS:GO: Skin de Glock é inspirada na jogadora AMD, da Black Dragons

O design foi feito pelos mesmos criadores da AK-47 Imperatriz, M4A4 Imperador e AWP Mortis
Beatriz Coutinho