CS:GO

CS:GO: Cogu, BTT, Potti e mais: por onde andam os ex pro-players de CS

Se lembra de todos eles?
@foxer_jj
Jairo Junior
escreve para o Versus.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A história do Counter-Strike é uma das mais ricas do mundo do esporte eletrônico. Diversos atletas passaram pelo cenário do game e deixaram sua marca de um jeito ou de outro. São nomes lembrados até hoje pelos seus feitos do passado. Revivendo um pouco desta trajetória e mirando também o presente, o Versus relembrou alguns destes ícones e agora conta por onde eles andam.

Leia mais:


1/2
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: Twitter/Reprodução
Foto: Twitter/Reprodução

BTT

Thiago "BTT" Monteiro é um nick lendário do Counter-Strike brasileiro. É impossível ter acompanhado a cena do CS 1.6 e não conhecer este nome. Mesmo em 2019, ele ainda é lembrado sempre que uma Inferno é jogada no Brasil. Afinal, o jogador foi eternizado em uma posição do bombsite B.

A carreira do ex-atleta é recheada de títulos nacionais e internacionais por diversas grandes organizações. Seu auge foi com a Made In Brazil, mas ele também passou por CNB, g3x, GameCrashers e outros, jogando ao lado de cogu, Bruno "bit" Lima, Lincoln "fnx" Lau, Wellington "ton" Caruso, Alexandre "gaules" Borba e outros.

Após pendurar o mouse, BTT ainda chegou a ficar perto dos games, na Thermaltake Brasil. Porém, ele seguiu outro rumo e atualmente gerencia a logística da Belle Lee Cosméticos/NPPE, uma importadora e distribuidora de cosméticos capilares.

1/2
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Potti

Tommy "Potti" Ingemarsson foi um dos primeiros players de CS a atingir grande fama e reconhecimento. Em sua época de ouro ele foi campeão dos maiores eventos da época, mais de uma vez. Entre eles: CPL, Dreamhack, World Cyber Games, ESWC e GameGune.

Ele se aposentou em 2005 e não passou por tantas equipes. Era um atleta de estadia duradoura, especialmente pela Ninjas in Pyjamas e SK Gaming. Outro fator marcante em sua careira é que, juntamente de Emil "HeatoN" Christensen, ele formou uma das duplas mais icônicas dos esports.

Com seus quase 40 anos, Potti se tornou empreendedor. No entanto, nos últimos anos o amor pelos games falou mais alto e ele voltou a participar da cena de esports, mas nos bastidores. Ele é CEO da Area Academy - uma escola de esports - e também está envolvido com a Svenska Elitserien, uma liga de CS:GO. Tudo, é claro, adivinha com quem... HeatoN.

1/2
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

elemeNt

Ola "elemeNt" Moum é um ex-atleta de Counter-Strike norueguês que começou a fazer sucesso em 2003. Foi neste período que ele conquistou suas primeiras CPL e seguiu levantando outros troféus e realizando boas campanhas em torneios importantes. Ele passou por grandes clubes, como SK Gaming, NoA, Made in Brazil, mousesports e Meet Your Makers.

O gringo teve grande importância para a cena brasileira, durante sua passagem pela MIBR. Jogadores e especialistas do passado até hoje enaltecem suas contribuições e contam como ele mudou a mentalidade dos jogadores brasileiros, mostrando o caminho para um jogo mais tático, inteligente e trabalhado, ao invés de pura mira e força bruta. Foi a partir deste aprendizado que cogu, fnx e cia evoluíram de forma impressionante e foram capazes de levantar o primeiro caneco internacional.

O pro player da Noruega se aposentou em 2008, tentou voltar anos depois, mas logo voltou à inatividade in-game. Atualmente ele trabalha na Telenor Norge - uma empresa de telecomunicações no seu país de origem. Desde então, o ex-pro player nunca mais retornou de fato, mas de vez em quando reaparece, como fez em 2018, quando entrou para o Hall da Fama dos esports.

1/2
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: HLTV/Reprodução

Fifflaren

Robin "Fifflaren" Johansson jogava CS profissionalmente desde meados de 2005. O ex-jogador é apaixonado pelo game e jogou praticamente todas as versões, desde 1.5, 1.6 e Source até o CS:GO. Sempre foi bom um rifler e também AWP, mas não atingiu o sucesso de forma rápida.

Foi apenas no Global Offensive que ele enfim teve o auge da sua carreira, quando atuou pela Ninjas in Pyjamas. Neste período, ele foi campeão de tudo o que tinha direito e marcou para sempre a história do game com o maior recorde de invencibilidade já visto: 87 vitórias seguidas e nenhuma derrota.

Fifflaren tem 31 anos e seus dias como competidor chegaram ao fim. Ele pediu a apresentadora e repórter de esports Sue "Smix" Lee em casamento e se encontrou novamente no jogo - como analista e comentarista. Nesta nova função ele já esteve presente em grandes eventos como Dreamhack, CS_Summit e ESL One.

1/2
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: HLTV/Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Cogu

Raphael "cogu" Camargo é um dos maiores ídolos que passou pelo esport brasileiro. Até hoje ele é lembrado não só no país, mas também no mundo, por tudo que fez no CS e principalmente pelo título da Made in Brazil na ESWC 2006 sobre a Fnatic. Muitos o consideram um dos melhores snipers da história do jogo.

Em sua carreira ele representou organizações históricas como g3x, CNB e outras. Porém, sua história ficou marcada pela passagem de ouro na MIBR. Astro na antiga versão do game, cogu também tentou a sorte no CS:GO e jogou por paiN Gaming, INTZ, Gorilla Core e outras. Desta vez o sucesso não foi o mesmo e ele decidiu se afastar mais uma vez.

No começo de maio deste ano, cogu surpreendeu retornando ao CS:GO, mas como treinador. Sua missão é comandar a equipe da Falkol, que tem nomes como Caike "caike" Silva, Gustavo "GUTO22" Arnold e mais. Em anúncio no Twitter, seus ex-companheiros Bruno "ellllll" Ono e Renato "nak" Nakano apareceram para lhe dar as boas vindas de volta.

Se você acompanha o cenário international de CS:GO, deve conhecer o famoso pro player Christopher "Get Right" Alesund. Recentemente, o Versus teve a oportunidade de conversar com o jogador e você pode conferir este papo no vídeo acima.

Jairo "Foxer" Junior é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @Foxer_JJ.

Tags Relacionadas
CS:GO
Mais notícias
CS:GO: F4stzin é o novo jogador da Vivo Keyd
CS:GO

CS:GO: F4stzin é o novo jogador da Vivo Keyd

Jogador estava no banco de reservas da paiN Gaming
Jairo Junior
CS:GO: Sheviii2k anuncia line-up completa da sua equipe, 2K Team
CS:GO

CS:GO: Sheviii2k anuncia line-up completa da sua equipe, 2K Team

Em entrevista ao Versus ele confirmou que será jogador e dono do time
Jairo Junior
CS:GO: Atualização traz novas skins, faca do CS 1.6 e nova Cache oficialmente
CS:GO

CS:GO: Atualização traz novas skins, faca do CS 1.6 e nova Cache oficialmente

A nova coleção de skins é em homenagem aos 20 anos de Counter-Strike
Jairo Junior