CS:GO: As cinco melhores maneiras de treinar sua mira

São diversas técnicas diferentes que até mesmo profissionais usam!
Foto: Valve/Reprodução
Foto: Valve/Reprodução

Assim como em todos os jogos de tiro, ter uma boa mira é primordial para se ter sucesso em Counter-Strike: Global Offensive. Porém, talvez isto seja ainda mais importante no FPS da Valve, devido a grande dificuldade de atirar e controlar o recuo das armas ao mesmo tempo. Por isso, além de apenas jogar, também é muito importante reservar um tempo do dia-a-dia para treinar este fundamento.

Por existir há muito tempo, e em mais de uma versão, os players de CS:GO criaram e aprimoraram diversas maneiras diferentes de aprimorar a mira no jogo. Pensando nisso, o Versus escolheu os cinco melhores exercícios que qualquer jogador pode fazer para evoluir este atributo.

Leia mais:


Mapas da Oficina

Utilizar os mapas da oficina para treinar a mira no CS:GO é uma das formas mais eficazes e utilizadas ao redor do globo, tanto por iniciantes quanto por jogadores profissionais do mais alto nível. Afinal, existe uma infinidade de mapas que foram criados exclusivamente com este propósito.

Como exemplo, escolhemos três dos mais clássicos e famosos. São eles: Aim_Botz, Training_Aim_CSGO e Recoil Master. Os três funcionam de formas diferentes, mas se complementam e deixam o treinamento mais completo se usados de forma mesclada.

No Aim Botz o jogador fica no centro de um ambiente, com diversos BOTs em volta dele. Este mapa é muito bom para treinar head shots e a memória muscular. Já o Training_Aim trabalha com alvos, que normalmente são círculos vermelhos, sendo ótimo para elevar reflexo e também ajudar na memória muscular e no controle de recuo das armas. Por fim, como o próprio nome já diz, o Recoil Master é focado apenas no manuseio das armas, para evitar que os tiros se espalhem muito com o recuo das mesmas.

Todos estes mapas possuem um menu interativo, no qual é possível alterar modos de treino, dificuldade, arma utilizada e outros aspectos. Para baixá-los é muito simples: dentro do próprio game basta acessar a opção "Jogar CS:GO", escolher "Mapas da Oficina" no menu (como na imagem abaixo) e clicar em "Acessar Oficina" no canto direito da tela. Com isso, uma aba será aberta com um campo de busca para digitar o nome dos mapas. Após escolher, clique em "Inscrever-se" e ela já estará disponível para ser utilizada.

Para jogá-los, o processo é o mesmo detalhado anteriormente: "Jogar CS:GO", e depois "Mapas da Oficina" no menu. Nesta seção, os usuários encontram todos os mapas baixados no CS:GO, além dos oferecidos pela própria Valve.

1/4
Aim Botz. Foto: Reprodução
Aim Botz. Foto: Reprodução
Training Aim CSGO. Foto: Reprodução
Training Aim CSGO. Foto: Reprodução
Recoil Master. Foto: Reprodução
Recoil Master. Foto: Reprodução
Menu oficina. Foto: Reprodução
Menu oficina. Foto: Reprodução

Modo Deathmatch

Assim como os mapas da oficina, o Deathmatch (DM) também é uma das formas mais usadas para treinar mira no Counter-Strike. Neste modo de jogo não há rodadas e nem mesmo limite de vidas: cada jogador nasce em um local aleatório do mapa e vai direto para a batalha. Quando morre, ele renasce instantaneamente em outro lugar e continua a jogar normalmente. 

Este tipo de treinamento se dá pela quantidade de abates que pode ser realizado em um curto período de tempo. Em uma partida normal, que dura entre 45 minutos a uma hora, uma média boa de kills fica em torno de 20. Já no Deathmatch, em cerca de 10 ou 15 minutos já é possível fazer mais de 100 eliminações.

O Deathmatch é um modo embutido no próprio CS e ele pode ser jogado normalmente. No entanto, não indicamos os DM's da Valve, pois suas configurações atrasam o processo de treino. Por lá, as pessoas são separadas em time, o que em diversos momentos deixa tudo parado e monótono. O correto é que seja cada um por si para que hajam mais alvos, abates e ação o tempo inteiro.

Para fugir disto, a melhor maneira é procurar servidores da comunidade ou da Gamers Club. Além destes serem configurados da forma certa, ainda é possível encontrar algumas variações como Deathmatch apenas com pistolas, mortes apenas por head shot e outros.

 

Modo Retake

O "Retake" ganhou grande fama e prestígio nos cenários internacionais. No entanto, por algum motivo, o sucesso não se repetiu no Brasil. O modo é a simulação de uma partida real, com exceção do momento em que a c4 é ativada - ou seja, a rodada começa com os Terroristas dentro do bombsite para defendê-lo juntamente da C4 e os Contra-Terrorista tem o objetivo de retomar o local para desarmar a bomba.

Neste modo, o treinamento da mira se dá por dois motivos: o fato dele ser rápido e os jogadores conseguirem muitas kills em pouco tempo. Além disso, ele também simula um situação completamente fiel a uma partida real, o que provoca uma evolução nos momentos de clutch e também um costume com os pixels do mapa.


O bom e velho 1 vs 1

O "1 vs 1" ou "x1" é um treino menos utilizado que as anteriores, mas ainda assim tem seu valor. É divertido praticar desta forma com um amigo, pois um tenta superar o outro, aflorando o espírito da competição. Em certos casos, o modo até aprimora a frieza para realizar um clutch em partida normais.

Para jogá-lo, os próprios jogadores podem criar um servidor e convidar um amigo, ou então utilizar a Gamers Club - por lá, eles criaram um conceito atrativo de "Arena 1 vs 1", que vale a pena conferir.

O AIM_Map é muito utilizado no 1 vs 1. Foto: Reprodução
O AIM_Map é muito utilizado no 1 vs 1. Foto: Reprodução

Policiamento da Calma e Confiança

Sentir-se confiante e manter a calma é crucial para todos em qualquer situação. Atirar no CS:GO não é uma tarefa fácil por si só, pois ela se torna ainda mais difícil quando temos que nos preocupar com outras ações ao mesmo tempo, como se movimentar, comunicar e etc. 

Por isso, é preciso de calma para manter o foco na jogada e confiança para colocá-la em prática sem exitar. Sem estes dois fatores, todo o treinamento anterior será completa em vão.

Porém, como treinar isso? O jeito mais eficaz é se policiar, sempre. Quando o nervosismo afetar a jogatina de forma crítica ou a confiança estiver baixa, é preciso ter a frieza para perceber no momento exato, de forma a consertar tudo a tempo. No CS:GO, é preciso agilidade para colocar a mente no lugar e, no próximo segundo, realizar o disparo perfeito.

É claro, nada disso acontece de uma hora para outra. Assim com a mira que melhora com muito tempo e treino, manter-se tranquilo e seguro de si também não vem da noite para o dia. O mais importante é jogar bastante e se policiar nos momentos exatos, para se conhecer melhor aos poucos e saber a melhor forma de lidar com a pressão. Alguns simplesmente se livram dela, enquanto outros aprendem a amá-la.


Bônus: Encontre sua mira e sensibilidade

O CS:GO proporciona uma grande liberdade aos usuários para mudar o formato do crosshair de milhares maneiras diferentes, assim como para alterar a sensibilidade do mouse. Antes de começar a treinar a a mira, é muito importante encontrar o crosshair e a sensibilidade ideais.

Vale lembrar que não há uma receita de bolo para encontrá-los, tão pouco existe uma forma melhor do que outras: encontrar este detalhes é algo totalmente pessoal e suscetível a testes.

O único atalho nesta questão é o auxílio para mudar o crosshair, visto que são necessários diversos comandos diferentes. Para issé possível utilizar o site tools.dathost.net ou voltar à oficina e escrever "crosshair" no campo de busca. Por lá é possível encontrar diversos mapas com menus interativos que com certeza serão de grande ajuda.



Jairo "Foxer" Junior é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @Foxer_JJ.

Tags Relacionadas
CS:GOGuias