CS:GO

CS:GO: 6 campeonatos, campeões diferentes: A competitividade do cenário nunca esteve tão grande

"É o CS:GO mais disputado de todos os tempos!"
@felipe.cardoso
Felipe Cardoso
escreve para o Versus.
Foto: Reprodução/Fnatic
Foto: Reprodução/Fnatic

Em outubro de 2012, acontecia o primeiro grande torneio de Counter-Strike: Global Offensive, com a ESWC inaugurando a nova versão do FPS da Valve e dando início a um cenário de eSports que viria a ser um dos mais competitivos de todos os tempos.

Desde o começo, o CS:GO viveu diferentes fases, com países distintos dominando as competições do jogo. Equipes suecas, francesas, polonesas, brasileiras, dinamarquesas e americanas tiveram seu tempo de reinado... Porém nunca antes na história do jogo a competitividade esteve tão grande quanto atualmente.

Leia mais:

Como exemplo, podemos analisar os últimos quatro meses. Neste período, foram realizados seis grandes torneios, incluindo o Major da ELEAGUE, e todos os campeonatos tiveram campeões diferentes.

Em toda a trajetória do Counter-Strike: Global Offensive, isso nunca aconteceu. Claro, até existiram casos em que cinco equipes diferentes venceram cinco competições seguidas, mas presenciamos agora um novo recorde.

Line-up histórica da NiP: f0rest, Get_RiGhT, Xizt, friberg, Fifflaren. Foto: Reprodução/HLTV
Line-up histórica da NiP: f0rest, Get_RiGhT, Xizt, friberg, Fifflaren. Foto: Reprodução/HLTV

Considerando este momento atual de grande competitividade entre line-ups, a histórica sequência de vitórias da Ninjas in Pyjamas em 2012 e 2013 não deve se repetir nunca mais. A equipe sueca chegou a vencer 87 mapas seguidos, sendo 24 séries em partidas presenciais. Foram sete meses de conquistas ininterruptas em campeonatos.

O que enaltece ainda mais a competitividade no FPS hoje em dia é o fato de que, nessas seis últimas finais Premier (isso é, os principais torneios globais do jogo), 23 de 24 mapas possíveis foram jogados. Aqui, estamos considerando Intel Extreme Masters Oakland, ESL Pro League Season 6, ECS Season 4, ELEAGUE Major Boston 2018, StarLadder i-League Season 4 e IEM Katowice.

Analisando estas decisões, a única final vencida em que todos os mapas não foram jogados foi na ESL Pro League Season 6 entre a SK Gaming contra a FaZe Clan.

NiP, SK, FaZe, Cloud9, mouz e Fnatic foram os últimos campeões e, hoje, todos lutam pelo trono do CS:GO. O ranking atualizado do HLTV sobre os melhores times do mundo está da seguinte forma:

  1. FaZe
  2. SK
  3. Cloud9
  4. Mousesports
  5. fnatic
  6. Team Liquid
  7. Natus Vincere
  8. Astralis
  9. G2 eSports
  10. NiP

Contudo, o CS:GO se diferencia de outras modalidades dos eSports justamente pela sua competitividade, novos times estão sempre ganhando espaço e manter a consistência está se tornando cada vez mais complicado.

É importante lembrar aos fãs brasileiros que exigir uma constância da SK é injusto. O time continua no topo global, porém conta com adversários à sua altura competindo lado a lado. Portanto, fique tranquilo: a equipe liderada por Gabriel "FalleN" Taledo não só pode como ainda vai trazer muitos títulos para o Brasil.



Felipe Cardoso é analista do Versus. Siga-o no Twitter em @felpyyy.

Tags Relacionadas
CS:GO
Mais notícias
CS:GO: FURIA vence BIG novamente e está na semifinal do Games Clash Masters 2019
CS:GO

CS:GO: FURIA vence BIG novamente e está na semifinal do Games Clash Masters 2019

Equipe brasileira fez campanha de duas vitórias e uma derrota na primeira fase do torneio
Lucas Hagui
CS:GO: Guardian está de volta à Natus Vincere
CS:GO

CS:GO: Guardian está de volta à Natus Vincere

Jogador viveu seus melhores momentos no time CIS
Lucas Hagui
CS:GO: Atualização adiciona recursos para treinar lançamento de granadas
CS:GO

CS:GO: Atualização adiciona recursos para treinar lançamento de granadas

Veja os comandos e como utilizá-los
Jairo Junior