CS:GO

CS:GO: Fer se pronuncia após ser criticado por fazer comentário racista em live

MIBR apenas retuitou o pronunciamento do pro player
@biaacoutinhoo
Escrito por
Beatriz Coutinho

ATUALIZAÇÃO: Na noite de terça-feira (2), a MIBR se pronunciou oficialmente sobre o caso e afirmou que aplicará uma multa ao jogador Fernando "fer" Alvarenga. Além disso, o pro player publicou um vídeo se desculpando por sua fala. Confira mais no fim da página.

Foto: HLTV/Reprodução
Foto: HLTV/Reprodução

O pro player de Counter-Strike: Global Offensive da MIBR Fernando "Fer" Alvarenga se desculpou por passar "uma impressão de racismo" após questionar um espectador dizendo: "Você está triste porque seu cabelo é duro e é ruim?", durante uma de suas transmissões ao vivo.

Leia mais:

Após ser questionado sobre o motivo pelo qual tocava o próprio cabelo constantemente, o jogador se irritou e fez comentários racistas ao associar a ideia de que um cabelo "duro" é um cabelo "ruim". É possível assistir à reação do jogador no vídeo abaixo:

Ainda irritado durante o vídeo, Fer afirma de forma irônica: "Tudo pra vocês é racismo!" e logo em seguida faz um gesto obsceno para a câmera. O vídeo veio à tona após a página oficial da MIBR no Twitter manifestar apoio à causa #VidasNegrasImportam e se posicionar contra o racismo e o fascismo.

Na madrugada desta terça-feira (2), o pro player se pronunciou no Twitter, afirmando que não possui "nenhum tipo de preconceito". Além disso, deixou o link de outro vídeo, no qual comenta sobre a morte de George Floyd, cidadão estadunidense negro que morreu sufocado pelo policial branco Derek Chauvin, que se ajoelhava sobre seu pescoço. Chauvin foi demitido do departamento de polícia de Minneapolis e acusado de assassinato em terceiro grau e homicídio culposo em segundo grau.

No vídeo, o pro player critica a atitude violenta da polícia com a população negra e afirma que o racismo não aumentou, mas que agora "é gravado". "Antigamente acontecia a mesma coisa, mas não era gravado e não saía na mídia, era tudo abafado. [...] Agora o racismo é exposto e isso gera revolta na galera".

Antes de publicar este trecho, que também pertence a uma de suas streams, Fer tuitou "6 pessoas no meu time. 6 brancos. 4 com cabelo ruim. Fer falou de cabelo ruim na live. Racista. Talvez o racismo esteja em vocês :)". O tuíte foi apagado.

Foto: Captura de tela/Google
Foto: Captura de tela/Google

Às 20h05 de terça-feira, a MIBR publicou uma nota no Twitter, afirmando que aplicará uma multa ao jogador e que a fala de Fer estava, sim, errada. "Aplicaremos uma multa no Fer por seus comentários, e trabalharemos com ele para escolhermos organizações que promovem a igualdade racial. O valor da sua multa será destinado para estas instituições. Também estamos compartilhando isso com a comunidade, porque é apenas sendo verdadeiramente aberto e vulnerável a erros que indivíduos e grupos podem realmente aprender e crescer juntos. Assim como nos desenvolvemos fisicamente através de um treinamento duro, às vezes doloroso, só podemos nos desenvolver como uma sociedade igual, fazendo o trabalho duro para melhorar. Não é aceitável que toda a dor seja suportada pelo oprimido enquanto o opressor se esconde".

Confira a nota completa abaixo:

Além disso, Fer publicou um vídeo pedindo desculpas e reconhecendo que havia feito um comentário racista. "Acabei usando uma frase racista, onde tem um racismo estruturado [estrutural] nela. Não tenho vergonha nenhuma de dizer que eu não tinha esse conhecimento, depois de conversar com as pessoas e ir atrás desse conhecimento, eu entendi e percebi qual é o impacto que isso tem. Então, eu quero pedir desculpa a vocês". Veja o vídeo abaixo:

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
CS:GOMIBR
Mais notícias
CS:GO: A situação de MIBR e FURIA rumo ao ESL One Rio Major 2020
CS:GO

CS:GO: A situação de MIBR e FURIA rumo ao ESL One Rio Major 2020

Equipes brasileiras vivem situações delicadas e podem ficar de fora do torneio em casa
Jairo Junior
CS:GO: BIG é a top 1 do ranking da HLTV; MIBR e FURIA sofreram quedas
MIBR

CS:GO: BIG é a top 1 do ranking da HLTV; MIBR e FURIA sofreram quedas

A nova líder surpreendeu!
Jairo Junior
CS:GO: Gaules é o segundo streamer mais assistido da Twitch no 1º semestre de 2020
Gaules

CS:GO: Gaules é o segundo streamer mais assistido da Twitch no 1º semestre de 2020

A Tribo é gigante!
Beatriz Coutinho