Tech

Como um bom sistema de refrigeração garante mais FPS e vantagem competitiva

Conheça os benefícios de uma CPU e GPU bem ventiladas, como acontece nos notebooks da linha Acer Predator
@_matheusF23
Escrito por
Matheus Oliveira

Acer Predator Triton 500 | Imagem: Divulgação
Acer Predator Triton 500 | Imagem: Divulgação

Com a ascensão dos games competitivos, a demanda por cada vez mais frames por segundo nos jogos aumentou. Além de hardware apropriado, boa refrigeração - tanto para manutenção quanto para aumento de performance - é o melhor cuidado que é possível ter com o equipamento, o que está presente, por exemplo, nos notebooks da linha Acer Predator como Helios 500 e Triton 300.

Leia mais

Temperatura = performance

Não é novidade para ninguém o fato de que os componentes presentes em PCs e notebooks geram calor com a utilização, o que é solucionado pelos coolers geralmente pré-instalados na maioria dos equipamentos. Fãs de overclocking ou qualquer processo de aumento de desempenho, porém, conhecem mais a fundo as sutilezas e o que resulta das alterações de temperatura, o que será resumido aqui.

Basicamente, todas as peças utilizadas em máquinas atualmente contam com tecnologias autônomas que fazem sua atividade aumentar até o momento em que atingem um limite de temperatura. Ao chegar neste limite, ou o componente se mantém instável (no caso de CPUs, populares processadores) ou é forçado a diminuir o número de processos para assim diminuir a temperatura e então voltar a aumentar (como na maioria das GPUs, ou placas de vídeo).

Isso se dá pelo fato de processadores normalmente sempre utilizarem o máximo de sua capacidade para entregar um ritmo de trabalho fluido, enquanto placas gráficas são mais requeridas quando é necessário projetar algo na tela, como em jogos, por exemplo.

O fator mais importante neste caso é a refrigeração, afinal, enquanto esses componentes não atingirem a “temperatura limite” eles continuarão a aumentar seus processos, entregando mais desempenho. Exatamente por isso a demanda por ventilação e aumento de entrega estão diretamente ligados a recursos de overclocking, seja nas tecnologias nativas como Radeon Wattman e Nvidia OC Scanner ou na de terceiros, como MSI Afterburner, como mostra o vídeo abaixo:

Mais refrigeração, mais frames, mais vitórias

Com uma maior manutenção de temperatura, os componentes podem entregar mais desempenho e, se tratando de jogos online, principalmente competitivos, frames a mais podem ser a diferença entre uma vitória e uma derrota.

Com foco nas placas gráficas, que são as que mais impactam na hora de jogar, o quão mais bem refrigeradas forem, mais podem aumentar sua quantidade de processos, o que quer dizer que mais frames por segundo (FPS) poderão ser mostrados na tela para o jogador.

No caso da linha Acer Predator e notebooks Helios e Triton, que possuem displays de 144Hz de taxa de reprodução, isso se torna ainda mais crucial, já que com mais frames entregues pela GPU e mostrados pela tela, mais fluida se torna a experiência nos games e mais informações podem ser transmitidas ao jogador. Em termos sucintos, um player que joga com mais frames consegue ver mais detalhes e, com isso, responder mais rapidamente. Como demonstra o experimento abaixo:

Tecnologia AeroBlade 3D

Para lidar com isso, os notebooks Helios e Triton da linha Acer Predator contam com a quarta geração de ventoinhas com a tecnologia exclusiva AeroBlade 3D, evolução da linha AeroBlade, apresentada em 2017.

Essas ventoinhas possuem lâminas biônicas cada uma com 0,1 mm de espessura, totalmente metálicas e com ranhuras de recuo, pacote que oferece um desempenho maior (35% superior à versão anterior) e com menos geração de ruído:

Se você quer explorar mais da tecnologia apresentada pelos notebooks Acer Predator Helios e Triton, clique aqui para conhecer mais dos produtos e saber como adquirir o seu.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
TechAcerBrasil
Mais notícias
Os benefícios de uma tela IPS para games competitivos
Tech

Os benefícios de uma tela IPS para games competitivos

Notebooks da linha Acer Predator trazem a versão aprimorada deste tipo de display
Redação Versus
Predator Sense permite personalizar e explorar limites de notebooks Acer
Tech

Predator Sense permite personalizar e explorar limites de notebooks Acer

Software acompanha aplicativo para controle total a partir do celular
Redação Versus
Como um sistema de som 3D pode fazer a diferença em jogos competitivos
Tech

Como um sistema de som 3D pode fazer a diferença em jogos competitivos

Conheça os benefícios da tecnologia Waves NX presente em notebooks da linha Acer Predator como Helios e Triton
Matheus de Lucca