League of Legends

Xayah: Runas, build e guia da campeã de LoL

Rebele-se junto dela na 10ª temporada de League of Legends
@Foxer_JJ
Escrito por
Jairo Junior

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Desde que foi lançada, Xayah se mostrou uma atiradora de respeito e é muito utilizada em League of Legends (LoL). Se você também pretende se rebelar junto da campeã e quer aprender a como jogar com ela, confira este guia com builds, runas, itens e dicas para arrasar na 10ª temporada do jogo.

Leia mais:

Montage: Jairo "Foxer" Junior
Montage: Jairo "Foxer" Junior

Early game

Xayah é uma atiradora que inflige dano físico baseado principalmente nos seus ataques básicos e nas suas plumas potencializadas por sua habilidade passiva Cortes Certeiros. No início do jogo, procure por trocas vantajosas com Punhais Duplos (Q).

Se o seu suporte for Rakan, aproveite da sinergia extra com Plumagem Mortífera (W) para forçar trocas no nível 2. A partir do momento em que tiver Invocadora das Lâminas (E) preste atenção no posicionamento de duas penas para combinar o enraizamento com o engage de seu parceiro de rota.

Botas

A Grevas do Berserker é a bota padrão dos atiradores, pois oferece mais velocidade de ataque. Para Xayah, o caso não é diferente.

Itens Principais

  • Colhedor de Essências: permite que você utilize habilidades sem se preocupar com sua mana. É uma ótima pedida para Xayah que depende muito das skills para potencializar seu dano.
  • Gume do Infinito: aumenta consideravelmente o dano, a chance de acerto e dano crítico. Obrigatório para atiradores que ganham força com golpes críticos.
  • Canhão Fumegante: oferece alcance extra periodicamente e ajuda a começar a espalhar plumas pela luta a uma distância favorável.

Itens Situacionais

  • Cimitarra Mercurial: item extremamente útil quando você está preocupado com controle de grupo.
  • Sedenta por Sangue: quando você precisa de roubo de vida e mais dano.
  • Dançarina Fantasma: caso o time inimigo tenha assassinos ou campeões que chegam a você facilmente.
  • Anjo Guardião: útil principalmente contra burst; faça bom uso do Cronômetro antes de finalizar o item.

Como jogar de Xayah

Xayah é uma campeã com um poderoso controle de grupo, permitindo que você vire uma luta a qualquer momento. Além disso, é importante observar que ela fica ainda mais perigosa conforme o jogo avança.

  • Nível 1: Escolha o Punhais Duplos (Q) para começar a perturbar seu oponente logo cedo.
  • Nível 2: Escolha Invocadora das Plumas (E). Neste momento você poderá utilizá-lo tanto para atacar quanto contra-atacar seus oponentes. É claro, tudo depende da situação, onde está o seu caçador da selva e o do inimigo, a match-up e mais.
  • Cuidado: Antes do nível 6 Xayah não tem uma maneira de fugir de uma luta sem Flash. Portanto, se posicione com cuidado.
  • Observe seu suporte: Xayah deve jogar de acordo com seu suporte. Se ele tiver um controle maior e a capacidade de se aproximar do inimigo, como Leona, Blitzcrank e Alistar, é interessante iniciar lutas na rota. Caso seu companheiro opte por campeões como Janna, Soraka e encantadores, é mais válido farmar e esperar por erros dos inimigos.
  • Teamfights: Na hora da luta entre os times é importante prestar atenção no posicionamento das penas no campo de batalha. A qualquer momento um E pode virar o curso da luta com o grande potencial de dano e o controle de grupo. Procure usar Tempestade de Plumas (R) defensivamente, principalmente para escapar de controle de grupo ou burst inimigo, mas se enxergar uma oportunidade boa para usar a habilidade ofensivamente, vá em frente.

Dicas e Truques

  • São precisos ao menos três plumas para causar enraizamento com Invocadora das Plumas (E).
  • Durante a fase de rotas, não hesite em abusar de Punhais Duplos (Q) para colocar penas em volta dos seus adversários. Assim eles nunca estarão a salvos da imobilização.
  • O alvo principal de seus ataques básicos sempre sofre 100% do dano da passiva Cortes Certeiros, mesmo que a pena passe por outras unidades antes de atingi-lo.
  • Quando usa sua ultimate, Xayah fica inalvejável como Fizz faz com seu bastão ou Vladimir com a poça de sangue. Isso permite que você desvie de skillshots.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of LegendsGuias
Mais notícias
Mundial de LoL: Nicks e elos dos jogadores da INTZ nas ranqueadas chinesas
League of Legends

Mundial de LoL: Nicks e elos dos jogadores da INTZ nas ranqueadas chinesas

Intrépidos disputarão o Worlds 2020 de League of Legends
Beatriz Coutinho
LoL: Projeto Valkirias e Girls Arena treinam mulheres que querem ser pro players
League of Legends

LoL: Projeto Valkirias e Girls Arena treinam mulheres que querem ser pro players

Saiba onde encontrar ajuda para se tornar uma jogadora profissional
Beatriz Coutinho
Mundial de LoL: Referências de Take Over, música tema do Worlds 2020
League of Legends

Mundial de LoL: Referências de Take Over, música tema do Worlds 2020

Quantas referências você conseguiu achar sozinho?
Beatriz Coutinho