League of Legends

Rumble: Runas, build e guia do campeão de LoL

Saiba como jogar com a Ameaça Mecânica na 10ª Temporada
@Foxer_JJ
Escrito por
Jairo Junior

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Rumble, a Ameaça Mecânica, é um dos campeões disponíveis em League of Legends (LoL) com proeminência tanto na rota do topo quanto no meio. Se você quer aprender mais sobre ele e melhorar suas habilidades dentro de jogo, confira este guia com dicas de runas, itens e build para carregar seus jogos de soloQ na Temporada 10.

Leia mais:

Foto: Montagem/Jairo Foxer
Foto: Montagem/Jairo Foxer

Early game

O Escudo de Doran é uma boa opção, pois facilita o abate de tropas no começo e oferece bons números de regeneração de vida, o que lhe mantém por mais tempo na rota. É um item ideal principalmente pelo fato de Rumble precisar ficar perto dos inimigos para causar dano. Consequentemente, ele fica vulnerável a pokes de adversários com ataques a distância.

Botas

Os Sapatos de Feiticeiro são essenciais para maximizar o impacto de suas habilidades. No entanto, apesar de menos comum, os Passos de Mercúrio também podem ser uma opção para enfrentar campeões com muito controle de grupo.

Itens principais

  • Tormento de Liandry: Quanto mais tempo você permanece em uma batalha, mais este item aumenta seu dano, o que é ideal para Rumble, que gosta de batalhas duradouras.
  • Morellonomicon: Oferece pontos de vida, AP e também penetração mágica, permitindo que Rumble sobreviva mais tempo enquanto reduz a capacidade de cura da equipe adversária.
  • Ampulheta de Zhonya: O curto alcance de Cospe Fogo (Q) obriga Rumble a chegar perto dos seus adversários. Por isso é válido ter uma defesa a mais e ao mesmo tempo não deixar o AP de lado. O Zhonya faz esta combinação perfeitamente e, além disso, não para o funcionamento do seu lança chamas quando a ativa Estase é utilizada.

Itens situacionais

  • Cajado do Vazio: É bem eficaz contra campeões com muita resistência mágica e também ajuda a causar dano verdadeiro em inimigos com pouca MR.
  • Cetro de Cristal de Rylai: Deixa seus inimigos mais lentos toda vez que são atingidos por suas skills e aumenta o danos infligidos pelo Tormento de Liandry.
  • Capuz da Morte de Rabadon: Aumenta drasticamente o dano de habilidade de qualquer campeão AP.
  • Protocinturão-01 Hextech: Permite que Rumble avançe em seus adversários com mais facilidade. É ideal contra campeões que possuem uma facilidade maior de se distanciar e escapar.

Gameplay

Rumble é um mago lutador com um bom early game e um mid game ainda melhor graças a seu Escudo de Sucata (W) que lhe protege ou ameniza danos constantemente. Use bem essa habilidade para ganhar trocas.

Embora sua fase de rota seja excelente contra inimigos que atacam de perto, Rumble pode sofrer no início contra magos de longo alcance. Nestes match-ups, é a partir do nível 6 que o campeão terá mais facilidade para investir em um ataque contra seu oponente por conta do dano e da lentidão que seu ultimate Equalizador (R) causa.

  • Nível 1: Cospe Fogo (Q) é a magia que você deve usar e abusar se seu adversário na rota for um campeão de ataques corpo a corpo. Se você está contra um adversário ranged, o Arpão Elétrico (E) é a melhor alternativa para causar dano sem se expor demais.
  • Nível 3: Uma vez que já tenha suas três habilidades principais, Rumble começa a lidar melhor com a fase de rota. Isso permite que a passiva Titã do Ferro-Velho seja melhor de usar e lidar, especialmente nos momentos de superaquecimento em que ele não pode usar magias, mas possui ataques básicos mais fortes.
  • Nível 6: Quando consegue seu ultimate, o jogo de Rumble passa ficar ainda mais interessante. Você pode utilizá-lo para avançar em inimigos, desequilibrar uma luta 2vs2 no bot usando TP ou até proteger o caminho de si mesmo e amigos. Em alguns casos é possível até usá-lo para dizimar muitas tropas de minions rapidamente e avançar uma rota.

Teamfight

O ultimate em área de Rumble é o grande destaque nas teamfights. Quando o time inimigo se juntar demais, é possível utilizá-lo para causar grande dano e lentidão em todos, dando uma enorme vantagem para sua própria equipe. Nestes momentos também é importante ter seu aquecimento em cerca de 50% para aumentar o danos das habilidades e ter cuidado para não chegar ao 100% e ficar com o efeito de silêncio.

Em casos ainda mais específicos, o R de Rumble pode ser usado para separar um inimigo dos seus aliados e eliminá-lo fora de posição. É importante sempre observar e se manter alerta para fazer a melhor escolha para o ultimate.

Dicas e truques

  • Não é recomendado utilizar a conjuração rápida (smartcast) para o R de Rumble, mas também não é o fim do mundo se você quiser usá-lo. Caso opte por usar a função, basta clicar e segurar o botão esquerdo do mouse (padrão) e desenhar uma linha com um movimento da mão e soltar o botão esquerdo do mouse. Desta forma o ultimate será usado com mais precisão.
  • O Arpão Elétrico (E) pode ser usado para iniciar avanços, pois causa lentidão. Comece com um arpão e prossiga com o Cospe Fogo (Q), aplicando outro arpão na sequência para manter o inimigo no alcance das chamas.
  • Na hora de escapar nunca esqueça de usar o W de Rumble para diminuir o dano inimigo e aumentar sua velocidade de movimento.
  • Toda vez que Rumble lança uma habilidade seu robô esquenta. Quando está em 50% todas as suas habilidades ficam mais fortes. Manter o aquecimento entre 40 e 50 é o ideal.
  • Ainda falando sobre o aquecimento de Rumble, é importante notar que o campeão começa a esfriar depois de quatro segundos sem utilizar nenhuma habilidade. Neste momento a queda é de 10 unidades de vapor por segundo no começo e 20 unidades por segundo após 2,5 segundos passados.
  • O superaquecimento (100 unidades de Vapor) evita que Rumble use suas habilidades por seis segundos, mas aumenta o dano causado por seus ataques básicos. Tenha isto em mente quando lutar, você pode tirar proveito disso contra um oponente que está em combate próximo.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of LegendsGuias
Mais notícias
Mundial de LoL: Nicks e elos dos jogadores da INTZ nas ranqueadas chinesas
League of Legends

Mundial de LoL: Nicks e elos dos jogadores da INTZ nas ranqueadas chinesas

Intrépidos disputarão o Worlds 2020 de League of Legends
Beatriz Coutinho
Guia Mundial de LoL 2020: Times, agenda, transmissão e mais
League of Legends

Guia Mundial de LoL 2020: Times, agenda, transmissão e mais

INTZ será a representante brasileira na Fase de Entrada do Worlds 2020
Beatriz Coutinho
LoL: Final do Mundial 2020 pode ter pequena audiência presencial
League of Legends

LoL: Final do Mundial 2020 pode ter pequena audiência presencial

Possibilidade dependerá da situação da pandemia durante a final do torneio
Beatriz Coutinho