League of Legends

Rakan: Runas, build e guia do campeão de LoL

Saiba como jogar com O Charmoso na 10ª Temporada
@helenavnogueira
Escrito por
Helena Nogueira

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Rakan é um dos campeões mais usados na rota inferior de Summoner's Rift. Se você é main suporte em League of Legends (LoL), confira neste guia com dicas de build, itens e runas para jogar bem com O Charmoso na 10ª temporada do MOBA.

Leia mais:

Foto: Montagem/Helena Nogueira
Foto: Montagem/Helena Nogueira

Early game

Rakan é um suporte muito móvel e versátil que pode curar e proteger seus aliados ou controlar seus inimigos. Procure por trocas favoráveis em conjunto com seu atirador: caso seja um campeão de poke, entre e saia rapidamente; se é um ADC agressivo use todos os seus recursos em um engage bem sucedido para garantir vantagem.

Com sua mobilidade, Rakan também é bom em impedir avanços inimigos, principalmente no caso de ganks. O campeão tem alto potencial de virar um engage a seu favor, então fique atento a possibilidades na eventualidade de o caçador inimigo visitar a sua rota.

Botas

As Botas da Mobilidade são essenciais para o Rakan ter mais presença no mapa e potencialmente impactar o andamento de outras rotas. Porém, você pode comprar Ninja Tabi ou Passos de Mercúrio se você tem receio de morrer muito cedo em teamfights.

Itens principais

  • O Bastião da Montanha oferece sentinelas para controle de visão no mapa.
  • A Convergência de Zeke e o Juramento do Cavaleiro fortalecem muito o kit de habilidades de Rakan. O primeiro torna a ultimate Rapidez (R) ainda mais poderosa, então garanta que está alinhado com seu aliado escolhido para usar o item no momento de maior proveito. O Juramento do Cavaleiro, por outro lado, aumenta a sua capacidade de garantir que seu companheiro sobreviverá a dano.
  • A Redenção garante que você consiga curar seus aliados durante teamfights, mesmo que você esteja em outro lugar do mapa (ou até mesmo morto). Se você está próximo da teamfight, o Medalhão dos Solari de Ferro será uma forma de ajudar todo o seu time na batalha.

Itens situacionais

  • O Devaneio de Shurelya é um item agressivo que permite que você avance em direção ao seus inimigos mais rápido para ajudar a acertar Entrada Triunfal (W).
  • O Turíbulo Ardente e o Graal Profano de Athene são opções mais orientadas para dar ainda mais suporte a seus aliados, um concedendo mais dano em ataques básicos e outro aumentando seu potencial de cura.
  • Rakan é um campeão extremamente versátil, que pode optar jogar de forma mais ofensiva ou defensiva. Não hesite em adaptar sua build e runas de maneira que reflitam melhor o estilo de jogo que você quer aplicar em uma partida específica.

Como jogar de Rakan

  • Level 1: use Entrada Triunfal (W) para surpreender seus adversários level 1: eles geralmente não terão habilidades de mobilidade neste período.
  • Level 2: fique alerta para possivelmente gankar o caçador inimigo. Coloque um Totem de Vigilância de acordo com a posição dos minions na sua lane e use Pena Reluzente (Q) para atingir o atirador adversário e curar o seu aliado (use esta habilidade quando o inimigo se aproximar para abater um minion).
  • Quando a oportunidade aparecer, não hesite em trocar de rota, dar assistência para o seu caçador com cura e escudos para abater um Dragão ou invadir a selva inimiga.
  • Durante uma teamfight, seu papel será manter seu time vivo o máximo possível enquanto tenta controlar seus oponentes. É importante usar a sua ultimate Rapidez (R) para ativar a passiva de Convergência de Zeke, que irá desacelerar os inimigos com uma tempestade de gelo e fortalecer os ataques básicos de seu atirador.

Dicas e truques

  • Use Entrada Triunfal (W) em conjunção com Rapidez (R) para deixar inimigos atordoados por uma grande quantidade de tempo.
  • A habilidade Dança da Batalha (E) é uma boa forma de sair de uma luta que deu errado, ainda que sua efetividade dependa muito da noção de seus próprios aliados entenderem que você precisa de um "pézinho".
  • Você deve usar um ataque básico imediatamente após Pena Reluzente (Q).
  • O combo mais efetivo ainda é Entrada Triunfal (W) + ataque básico + Pena Reluzente (Q) + ataque básico.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of LegendsGuias
Mais notícias
Mundial de LoL: Nicks e elos dos jogadores da INTZ nas ranqueadas chinesas
League of Legends

Mundial de LoL: Nicks e elos dos jogadores da INTZ nas ranqueadas chinesas

Intrépidos disputarão o Worlds 2020 de League of Legends
Beatriz Coutinho
LoL: Projeto Valkirias e Girls Arena treinam mulheres que querem ser pro players
League of Legends

LoL: Projeto Valkirias e Girls Arena treinam mulheres que querem ser pro players

Saiba onde encontrar ajuda para se tornar uma jogadora profissional
Beatriz Coutinho
Mundial de LoL: Referências de Take Over, música tema do Worlds 2020
League of Legends

Mundial de LoL: Referências de Take Over, música tema do Worlds 2020

Quantas referências você conseguiu achar sozinho?
Beatriz Coutinho