Street Fighter

Com personalidade renovada, Sakura é a primeira a chegar com Street Fighter V: Arcade Edition.

A fã número um de Ryu está de volta!
@_matheusF23
Escrito por
Matheus Oliveira

O retorno de Sakura, lutadora já conhecida de Street Fighter, foi anunciado após a final da Capcom Cup 2017. A personagem mostra que voltou renovada para inteirar o elenco de Street Fighter V e o Versus fez uma análise das novidades apresentadas em seu trailer.

Leia mais

Sakura fez sua primeira aparição em Street Fighter Alpha 2, como uma garota japonesa aficionada por Ryu, que copiou e aprendeu as técnicas de seu ídolo.

Na época, a personagem era conhecida por ser uma aluna de colegial, lutando com seu uniforme. Hoje, a lutadora já se formou, e pratica suas habilidades enquanto trabalha em um fliperama, utilizando um visual mais maduro.

Seu estilo de luta reflete sua evolução, incorporando novos fatores aos já conhecidos movimentos tradicionais que se assemelham aos de Ryu, Ken e Akuma, e que podem ser vistos no trailer de anúncio.

Utilizaremos as seguintes legendas:

  • LP - Soco fraco
  • MP - Soco médio
  • HP - Soco forte
  • LK - Chute fraco
  • MK - Chute médio
  • HK - Chute forte
  • Qcf - Um quarto de círculo para frente
  • Qcb - Um quarto de círculo para trás
  • DP - Dragon punch (Z motion)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Além dos já conhecidos Hadouken (Qcf + Soco), Shouoken (sua versão do Shoryuken) e Senpuukyaku (Qcb + Chute), Sakura ganhou o Tengyo Hadouken, uma bola de fogo que a personagem atira na diagonal com um Qcf + Chute.

Segundo o site Capcom Unity, isso é sinal de sua evolução como lutadora, que diferencia o Tengyo Hadouken dos golpes da franquia Marvel vs. - que apresentavam os projéteis subindo simplesmente por falta de domínio da japonesa.

Sua V-Skill (MP+ MK), Haru Kaze, se resume a um salto pra frente ao melhor estilo Nathan Drake, que pode desviar de projéteis e agarrões, além de poder ser concluído de três formas diferentes.

Após acionar sua V-Skill, o jogador poderá escolher entre o familiar Sakura Otoshi, golpe aéreo similar ao Head Stomp de Chun-li, com algum botão de soco, um dive kick com o botão de chute ou um agarrão (LP+LK).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O golpe Sakura Otoshi, além de ser um overhead (ataque que atinge um adversário defendendo abaixado), pode ser executado até três vezes em sequência, sendo que o último arremessa o oponente em direção ao chão.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Seu dive kick (Oukakyaku), não parece servir como um overhead mas, como mostrado no trailer, se calculado corretamente, serve como uma extensão de combo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com o agarrão (Kashinfu), Sakura mostra mais uma opção de mix-up (nome dado ao hábito de alternar entre diferentes ataques para confundir o oponente).

A Arcade Edition trará novos V-Triggers para todos os personagens, e Sakura será a primeira a chegar com essas duas opções logo em seu lançamento.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Seu primeiro V-Trigger, chamado Haru Arashi, envolve seus punhos com uma espécie de energia azul. Enquanto estiver ativo, a lutadora conta com Hadouken e Tengyo Hadouken melhorados e ganha uma nova habilidade: o finalizador de combo Hogasho (HP + HK).

Os projéteis darão um hit extra, deixando o oponente propenso a mais golpes.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por outro lado, seu segundo V-Trigger, Sakura Senpu, envolve tanto seus punhos quanto seus pés com a mesma energia. Enquanto ativo, Sakura conta com versões melhoradas de seus Shouoken e Senpuukyaku.

Os dois se transformam em poderes mais fortes que os especiais com gasto de barras EX, e jogam o oponente para o alto, permitindo que haja uma extensão de combo com sua V-Skill, Haru Kaze, por exemplo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Sua Critical Art, que recebe o nome de Sakura Rain, é uma grande mistura de seus golpes especiais.

A princípio, se executada à distância, o ataque especial se baseia apenas em uma super bola de fogo, similar a de Ryu.

Se Sakura acertar o golpe próxima de seu oponente, o especial desencadeia uma animação que se parece com a de seus antigos supers, Haru Ichiban e Midare Zakura, e causa muito mais dano.

O restante do trailer de anúncio apenas mostra alguns de seus recursos, dos quais podemos destacar os seguintes:

  • Sakura continua sendo uma personagem baseada em combos longos;
  • Suas opções de mix up variam ainda mais com sua nova V-Skill;
  • A lutadora possui várias “válvulas de escape”, como sua V-Skill e seu Senpuukyaku EX no ar - assim, ela fica parada acima dos oponentes por um breve espaço de tempo, podendo desviar de certos especiais.

O potencial completo de Sakura poderá ser visto a partir de seu lançamento. A fã número um de Ryu chega junto com Street Fighter V: Arcade Edition no dia 16 de janeiro de 2018.

Matheus Rodrigues é redator do Versus e é da turma do meia-lua e soco. Siga-o no Twitter em @_omanfred.

Tags Relacionadas
Street Fighter
Mais notícias
Street Fighter: Peruano Pikoro vence etapa sul-americana da CPT
Street Fighter

Street Fighter: Peruano Pikoro vence etapa sul-americana da CPT

O Brasil ficou em segundo lugar na competição
Matheus Oliveira
CS, LoL, CoD e mais: As 10 maiores rivalidades dos esports
Comunidade

CS, LoL, CoD e mais: As 10 maiores rivalidades dos esports

É o Naruto e Sasuke, o Goku e Vegeta dos esportes eletrônicos!
Matheus Oliveira
Street Fighter: CPT Online começa com vitória de Norueguês Phenom
Street Fighter

Street Fighter: CPT Online começa com vitória de Norueguês Phenom

Esta foi a primeira etapa da competição online
Matheus Oliveira