Esports

Brasileiro vence concurso de emote para representar comunidade preta na Twitch

Novo emote global feito por Goblin Tengu já está disponível na plataforma
@biaacoutinhoo
Escrito por
Beatriz Coutinho

Foto: @goblintengu/Twitch/Reprodução
Foto: @goblintengu/Twitch/Reprodução

O artista brasileiro Goblin Tengu é o responsável pelo novo emote global da Twitch que representa o apoio à comunidade preta de todo o mundo. O ilustrador participou de uma campanha da plataforma ao lado de outros artistas e o emote criado por ele venceu a votação popular organizada pela empresa. "A importância desse emote vai além de ser uma obra criada por mim, ele representa algo maior do que eu, representa a vitória dos pretxs na Twitch", disse o artista ao Versus.

Leia mais:

A campanha foi divulgada na última quarta-feira (17), quando o perfil da Twitch Brasil no Twitter anunciou que uma iniciativa para criar um emote global que demonstrasse apoio à comunidade preta do mundo inteiro havia sido criada. Além de Goblin, outros artistas participaram, como YungKhan, xthunderpunchx e asieybarbie.

Segundo o artista brasileiro, o convite para participar da campanha chegou por meio de um email. "O Stéffano Coelho que trabalha na Twitch entrou em contato comigo pela DM falando sobre o e-mail, fui ver o que era imediatamente e nossa... Já fiquei muito entusiasmado com o convite!", contou o ilustrador.

Com o convite aceito, agora era hora de pensar no processo da criação do emote. "Passou tanta coisa na minha cabeça, tantas ideias, mas eu sempre sentia que não estava incluindo todo mundo que deveria ser incluso. Fiz vários rascunhos desde corações até bandeiras, até que no fim percebi que não existe representação melhor do que o punho cerrado. Ele significa resistência, força e união", explicou Goblin.

A decisão final do ilustrador foi utilizar o próprio punho cerrado como referência. "Eu queria algo único desde a base até a arte final e que representasse a todos pretxs e ao mesmo tempo que fizesse parte da história da Twitch, por isso escolhi a cor roxa". Na foto abaixo é possível ver o processo da criação da arte:

Foto: @goblintengu/Reprodução
Foto: @goblintengu/Reprodução

Na última quinta-feira (18), a Twitch fez uma transmissão ao vivo para apresentar os possíveis emotes para a comunidade. Durante a transmissão, foi aberta uma votação na qual o público podia escolher o emote que mais havia gostado, enquanto a apresentadora Kason "CupAhNoodle" falava sobre cada um dos artistas participantes da campanha.

Goblin contou ao Versus que se sentiu importante enquanto assistia a si mesmo na stream. "Eu estava estava representando uma comunidade preta inteira, não era de fato uma competição por que todos nós somos vencedores, mas você estar ali representando uma comunidade, um país... Foi mágico! Não é apenas uma vitória por ter um emote na Twitch, é a vitória da comunidade preta tendo voz dentro da plataforma".

Enquanto a stream acontecia, muita gente no Twitter e no chat da transmissão estava torcendo pelo brasileiro. Goblin confessou que não esperava todo esse apoio e se sentiu surpreso de forma positiva. "Foi uma campanha importante por uma causa importante, ter tido todo esse apoio foi uma sensação de acolhimento, de união de saber que não estou sozinho".

E Goblin não estava sozinho mesmo. A comunidade da Twitch escolheu o emote dele na votação, que pode ser utilizado ao escrever "BlackLivesMatter" no chat de qualquer transmissão. A expressão em inglês significa Vidas Pretas Importam e é utilizada em campanhas, mobilizações e outras ações realizadas pela comunidade preta do mundo inteiro.

Ao descobrir que havia vencido a votação, Goblin, que estava em ligação com seus amigos, ficou surpreso e eufórico, além de sentir que seu dever estava cumprido e que este era um grande passo.

"O emote representa algo maior que eu, representa a vitória dos pretxs na Twitch e eu acredito que seja um alerta, um grito, ESTAMOS AQUI! E para a comunidade, eu espero que eles possam ver o emote e tentar entender o significado e a importância dele. O próprio nome do emote, BlackLivesMatter, é forte, impactante e necessário", explicou Goblin.

Ao ser questionado se ele acredita que pode ser uma inspiração para outros artistas pretos, ele diz que não consegue "conceber a dimensão que isso tomou ou pode tomar", mas sente muita gratidão só de se imaginar sendo uma "inspiração para qualquer um da comunidade preta".

Esta grande conquista não é o fim da jornada do artista. "Quero criar uma obra", diz ele. "Tenho algumas ideias do que eu posso fazer, mas ainda nada concluído. Por enquanto vou focar em gerar conteúdo para enaltecer o crescimento dos artistas dentro e fora da Twitch".

"Como eu disse na construção do conceito do meu emote: a mão é minha, mas a luta é nossa!", finalizou Goblin Tengu, artista, brasileiro, preto e vencedor da campanha de criação de um emote global para representar a comunidade preta mundial na Twitch.

Se você ainda não conhece o trabalho de Goblin, siga o artista no Twitter, Instagram e na Twitch, plataforma na qual ele faz lives de segunda a sexta-feira às 22h. O artista gosta de desenhar desde criança, mas começou a levar a ilustração a sério em 2011 e em 2013 se tornou um ilustrador freelancer. Ele já desenvolveu trabalhos para grandes nomes da comunida brasileira de esports como Felipe "brTT" Gonçalves, Rafael "Rakin" Knittel, Felipe "YoDa" Noronha, Flávio "Jukes" Fernandes, entre outros.

Atualmente, ele trabalha como ilustrador na MEC Inc. Studio, empresa que oferece apoio em diversos aspectos da carreira de jogadores e influenciadores, como contatos comerciais, estúdio de criação com designers, editores de vídeo, suporte para imagem do agenciado, suporte jurídico, contábil e tributário, além de planejamento financeiro. Além disso, também aceita encomendas de desenhos esporadicamente.

Confira abaixo diversas ilustrações feitas pelo artista:

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
EsportsTwitchComunidade
Mais notícias
China suspende eventos esportivos internacionais até o fim do ano
Esports

China suspende eventos esportivos internacionais até o fim do ano

Não fica claro se a medida também afeta competições de esports
Matheus de Lucca
Muito antes de Dota e LoL: a história dos MOBAs
League of Legends

Muito antes de Dota e LoL: a história dos MOBAs

Conheça outros games que inspiraram este gênero
Beatriz Coutinho
SonicFox decide não participar da EVO Online 2020
Mortal Kombat

SonicFox decide não participar da EVO Online 2020

Decisão aconteceu após o presidente do torneio ser acusado de assédio sexual
Beatriz Coutinho