Smash Bros

Análise: Porque Joker é a nova Bayonetta em Smash Bros. Ultimate

É quebrado que chama?
@helenavnogueira
Helena Nogueira
escreve para o Versus.
Foto: Nintendo/ Reprodução
Foto: Nintendo/ Reprodução

O líder dos Phantom Thieveschegou a Super Smash Bros. Ultimate nesta quarta-feira (17) com a atualização 3.0. Desde então, o personagem de Persona 5 tem dado o que falar, e vídeos de combos surpreendentes tomaram a internet. O Versus analisou o moveset do lutador, que já pode ser chamado de a nova Bayonetta da franquia.

Leia mais sobre Smash Bros:


As comparações entre Joker e Bayonetta não são apenas pela semelhança de ataques, como aqueles em que a pistola é usada, mas também pela velocidade e combos poderosos de ambos em seus lançamentos.

Em 2016, a bruxa da Umbra foi lançada em Smash Bros. para WiiU e 3DS com habilidades e poder surpreendentes e, por isso, a comunidade passou a discutir o banimento dela em campeonatos.

Moveset

Ren Amamiya, conhecido pelo codenome Joker, chega a Ultimate com repercussão semelhante. Pequeno e ágil, o personagem tem grande liberdade não apenas no ar, mas também no solo. O dash attack (lado+A) do vigilante faz com que tenha grande alcance para atingir o inimigo, podendo ser usado repetidamente para prendê-lo em uma sequência de golpes.

Assim como Bayonetta, o neutral special (B) de Joker é um revolver. Um tiro do personagem causa 3,6% de dano, e três tiros consecutivos provocam o total de 13,2%.

Em pouco tempo, os pro players usaram a habilidade para criar o "gun dash", um pulo por cima do adversário que é ativado ao saltar e atirar. O movimento pode ser dominado e usado para esquivar e surpreender em partidas competitivas.

Os ataques neutros (A) de Ren são aqueles em que a adaga é usada. Dentre as combinações, a mais poderosa é o A+lado que, carregado, causa 23,5%, sendo perfeito para finalizações. Outro golpe eficiente para o competitivo é o up tilt, em que o vigilante joga sua adaga para cima. O ataque leva poucos frames para acontecer e pode ser usado para iniciar combos aéreos.

Golpes no ar, inclusive, são os mais ágeis do lutador, em especial back air (pulo+A+lado) e up air (pulo+A+cima).

Não bastasse toda a sua velocidade, Joker ainda possui um counter, ativado por B+baixo, em que absorve os golpes que recebe. Isto faz com que o medidor Rebellion Gauge encha mais rapidamente e, ao estar preenchido, o lutador sumona Arsene, persona de Ren.

É neste ponto que o personagem atinge seu poder máximo: Arsene acompanha o jogador por cerca de 30 segundos e, durante este tempo, todas as habilidades de Ren recebem boost de poder e alcance. O A+lado, por exemplo, infringe 30% de dano. Além disso, o B counter passa a refletir projéteis, tornando Joker quase intocável e seu up special (B+cima) faz com que seja possível retornar para a arena mesmo de uma grande distância, sendo um dos maiores recovers do jogo.


Combos

Não é a toa que o novo lutador tem dado o que falar na comunidade. Combos que podem ultrapassar 100% de dano, como o visto abaixo, são impressionantes (e ao mesmo tempo assustadores).

No vídeo, o jogador ataca o adversário até que este tenha porcentagem suficiente para ser lançado mais facilmente, para então pegá-lo repetidamente usando o grapling hook (B+cima) - o que logo se torna um ping pong humano.Porém, o tuíte alerta que a sequência funciona principalmente com personagens pesados.

A sequência é apenas um exemplo de como o gancho de Joker pode ser usado para prender o inimigo em combos e deixá-lo sem chance de reação. O grapling hook tem um alcance extenso, maior do que lutadores como Simon e Zero Suit Samus, o que permite ainda mais liberdade para atacar no ar e retornar para arena.

Ao testar o personagem, descobrimos que, após ao menos dois tiros seguidos, é possível pular e Joker continua disparando para baixo e atingindo o adversário. No total, a sequência infringe 30% no inimigo. Esta é apenas uma das possibilidades de combos - pro players como William "Leffen" Hjelte estão testando suas próprias criações, que em breve aparecerão nas competições.

Com o lançamento de Super Smash Bros. Ultimate, fãs brasileiros passaram a realizar campeonatos de alto nível competitivo. Assista o vídeo de cobertura do Ultimate Crush Counter, campeonato realizado em São Paulo em que repórteres do Versus disputaram o jogo de luta da Nintendo e Street Fighter V.

Joker pode ser adquirido com o Challenger Pack 1, que já está disponível e também conta com o novo cenário Mementos.



Helena Nogueira é repórter no Versus. Siga-a em @helenavnogueira.

Tags Relacionadas
Smash Bros
Mais notícias
Torneio de Smash Bros. usa cães de terapia para ajudar jogadores com ansiedade
Smash Bros

Torneio de Smash Bros. usa cães de terapia para ajudar jogadores com ansiedade

Os cachorros podem aliviar os players com problemas provenientes de derrotas
Matheus Oliveira
Super Smash Con 2019: MkLeo é campeão de Ultimate; Leffen conquista título de Melee
Smash Bros

Super Smash Con 2019: MkLeo é campeão de Ultimate; Leffen conquista título de Melee

Saiba as classificações finais dos três participantes brasileiros
Helena Nogueira
Smash Ultimate: Final da EVO 2019 quebra recorde de audiência do torneio
Smash Bros

Smash Ultimate: Final da EVO 2019 quebra recorde de audiência do torneio

Foram quase 280 mil espectadores na Twitch
Helena Nogueira