Smash Bros

Análise: Porque Joker é a nova Bayonetta em Smash Bros. Ultimate

É quebrado que chama?
Foto: Nintendo/ Reprodução
Foto: Nintendo/ Reprodução

O líder dos Phantom Thieves chegou a Super Smash Bros. Ultimate nesta quarta-feira (17) com a atualização 3.0. Desde então, o personagem de Persona 5 tem dado o que falar, e vídeos de combos surpreendentes tomaram a internet. O Versus analisou o moveset do lutador, que já pode ser chamado de a nova Bayonetta da franquia.

Leia mais sobre Smash Bros:


As comparações entre Joker e Bayonetta não são apenas pela semelhança de ataques, como aqueles em que a pistola é usada, mas também pela velocidade e combos poderosos de ambos em seus lançamentos.

Em 2016, a bruxa da Umbra foi lançada em Smash Bros. para WiiU e 3DS com habilidades e poder surpreendentes e, por isso, a comunidade passou a discutir o banimento dela em campeonatos.  

Moveset

Ren Amamiya, conhecido pelo codenome Joker, chega a Ultimate com repercussão semelhante. Pequeno e ágil, o personagem tem grande liberdade não apenas no ar, mas também no solo. O dash attack (lado+A) do vigilante faz com que tenha grande alcance para atingir o inimigo, podendo ser usado repetidamente para prendê-lo em uma sequência de golpes.

Assim como Bayonetta, o neutral special (B) de Joker é um revolver. Um tiro do personagem causa 3,6% de dano, e três tiros consecutivos provocam o total de 13,2%. 

Em pouco tempo, os pro players usaram a habilidade para criar o "gun dash", um pulo por cima do adversário que é ativado ao saltar e atirar. O movimento pode ser dominado e usado para esquivar e surpreender em partidas competitivas.

Os ataques neutros (A) de Ren são aqueles em que a adaga é usada. Dentre as combinações, a mais poderosa é o A+lado que, carregado, causa 23,5%, sendo perfeito para finalizações. Outro golpe eficiente para o competitivo é o up tilt, em que o vigilante joga sua adaga para cima. O ataque leva poucos frames para acontecer e pode ser usado para iniciar combos aéreos.

Golpes no ar, inclusive, são os mais ágeis do lutador, em especial back air (pulo+A+lado) e up air (pulo+A+cima).

Não bastasse toda a sua velocidade, Joker ainda possui um counter, ativado por B+baixo, em que absorve os golpes que recebe. Isto faz com que o medidor Rebellion Gauge encha mais rapidamente e, ao estar preenchido, o lutador sumona Arsene, persona de Ren.

É neste ponto que o personagem atinge seu poder máximo: Arsene acompanha o jogador por cerca de 30 segundos e, durante este tempo, todas as habilidades de Ren recebem boost de poder e alcance. O A+lado, por exemplo, infringe 30% de dano. Além disso, o B counter passa a refletir projéteis, tornando Joker quase intocável e seu up special (B+cima) faz com que seja possível retornar para a arena mesmo de uma grande distância, sendo um dos maiores recovers do jogo.  


Combos

Não é a toa que o novo lutador tem dado o que falar na comunidade. Combos que podem ultrapassar 100% de dano, como o visto abaixo, são impressionantes (e ao mesmo tempo assustadores).

No vídeo, o jogador ataca o adversário até que este tenha porcentagem suficiente para ser lançado mais facilmente, para então pegá-lo repetidamente usando o grapling hook (B+cima) - o que logo se torna um ping pong humano. Porém, o tuíte alerta que a sequência funciona principalmente com personagens pesados.

A sequência é apenas um exemplo de como o gancho de Joker pode ser usado para prender o inimigo em combos e deixá-lo sem chance de reação. O grapling hook tem um alcance extenso, maior do que lutadores como Simon e Zero Suit Samus, o que permite ainda mais liberdade para atacar no ar e retornar para arena.

Ao testar o personagem, descobrimos que, após ao menos dois tiros seguidos, é possível pular e Joker continua disparando para baixo e atingindo o adversário. No total, a sequência infringe 30% no inimigo. Esta é apenas uma das possibilidades de combos - pro players como William "Leffen" Hjelte estão testando suas próprias criações, que em breve aparecerão nas competições.

Com o lançamento de Super Smash Bros. Ultimate, fãs brasileiros passaram a realizar campeonatos de alto nível competitivo. Assista o vídeo de cobertura do Ultimate Crush Counter, campeonato realizado em São Paulo em que repórteres do Versus disputaram o jogo de luta da Nintendo e Street Fighter V.   

Joker pode ser adquirido com o Challenger Pack 1, que já está disponível e também conta com o novo cenário Mementos.    



Helena Nogueira é repórter no Versus. Siga-a em @helenavnogueira.       

Tags Relacionadas
Smash Bros