Esports

A gigante por trás dos jogos: Você sabe quem é a Tencent?

O poder do Oriente!
@felipe.cardoso
Felipe Cardoso
escreve para o Versus.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Dona da Riot Games e com participação em diversas outras publishers importantes, a Tencent Games está dominando o globo. Quando se trata de jogos e eSports, a empresa é considerada uma das mais influentes do mundo... Mas você sabe o suficiente sobre a companhia chinesa?

Leia mais:

A gigante anunciou um plano de investimento de US$ 15 bilhões para o setor dos esportes eletrônicos, com um projeto propondo novas ligas, torneios e até mesmo a construção de um parque industrial em Wuhu, na China, focado em firmas especializadas no ramo competitivo.

O que é a Tencent Holdings Limited?

Em geral, a Tencent é uma multinacional de investimentos, classificada como holding - companhias que possuem partes de outras empresas - especializada em diversos subsídios relacionados à tecnologia, entretenimento e internet.

Considerada a maior empresa de investimentos do mundo e uma das maiores no setor tech, a companhia possui a Tencent Games, soberana no ramo dos jogos e de social media.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um fato curioso da companhia é sua posse minoritária de gigantes do setor de games, como Ubisoft, Epic Games, Activision Blizzard, Supercell, Garena, Frontier Developments, é majoritária da Riot Games e ainda detêm os seguintes jogos: CrossFire, Dungeon Fighter Online e Arena of Valor.

Não obstante, o conglomerado chinês possui um valor de mercado estimado em US$ 277,1 bilhões (dados de 2017) e se destaca em algumas categorias nas listas da revista Forbes, como:

  • #10 - Valor de Mercado
  • #24 - Companhias mais Inovadoras
  • #81 - Campeões em Crescimento
  • #148 - Maiores Empresas do Século 2000

Fundada em 1999, a empresa não obteve nenhum lucro em seus três primeiros anos de vida. Entretanto, nos dias atuais, o seu fundador e CEO, Ma Huateng, ocupa a 17ª posição na lista das pessoas mais ricas do mundo e é o maior bilionário da China.

O futuro dos eSports

O progresso dos esportes eletrônicos segue gerando uma receita cada vez maior, com previsão de arrecadar US$ 1,5 bilhão até 2020. Em geral, a indústria dos jogos já superou os números de Hollywood e franquias como o League of Legends mantém o crescimento mesmo após anos de seu lançamento.

O foco de investimento atual da Tencent é no setor mobile, onde a empresa enxerga um futuro descomunal no mercado dos smartphones.

Jogos como Clash Royale e Arena of Valor possuem um excelente potencial no Oriente - principalmente o MOBA, que já conta com 200 milhões de usuários registrados.

Seguindo o exemplo de sucesso na China, o conglomerado chinês pretende expandir os jogos de celular para mundo afora, organizando campeonatos mundiais como o Clash Royale Global Series e o mundial de Arena of Valor (que já foi anunciado com uma premiação de US$ 500 mil).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O poder dos aplicativos é uma realidade. A ESC realizou um estudo mostrando o pico de audiência de alguns campeonatos mobile para provar este ponto:

  • Vainglory World Championship 2017 - 56 mil espectadores
  • King Pro League Fall Season 2017 (Arena of Valor) - 19,5 milhões de espectadores chineses
  • Clash Royale Touchdown Tournament - 277 mil espectadores
  • Crown Championship World Finals 2017 - 236 mil espectadores
  • Summoners War: World Arena Championship - 72 mil espectadores

A receita do setor de jogos da Tencent cresceu 32% em um ano, e a criação da KPL, liga chinesa de Arena of Valor, possui patrocinadores de peso como McDonald’s, Vivo e Shanghai Pudong Development Bank. Mas a empresa quer mais: o intuito para 2019 é de introduzir uma liga internacional.

Independente da categoria, sendo PC ou mobile, a Tencent é um notável suporte para os eSports e poucos sabem disso. O investimento, a inovação e o estudo do mercado podem transformar a competição eletrônica em algo incrivelmente estruturado globalmente.



Felipe Cardoso é analista do Versus. Siga-o no Twitter em @felpyyy.

Tags Relacionadas
EsportsMercado
Mais notícias
Manchester City exibe símbolo da FaZe ao entrar em campo pelo Campeonato Inglês
CS:GO

Manchester City exibe símbolo da FaZe ao entrar em campo pelo Campeonato Inglês

Organização de esports e clube de futebol anunciaram parceria em setembro
Beatriz Coutinho
Alemanha quer facilitar emissão de visto para pro players estrangeiros
Esports

Alemanha quer facilitar emissão de visto para pro players estrangeiros

Projeto de lei pode ser aprovado em breve
Matheus Oliveira
PlayStation lança plataforma de torneios com conteúdo voltado ao competitivo
Esports

PlayStation lança plataforma de torneios com conteúdo voltado ao competitivo

É possível participar de campeonatos diretamente do console
Helena Nogueira