Tekken

De noob para noob: 5 dicas para mandar bem em Tekken

Entenda as diferenças e particularidades do game de luta com três dimensões
@_matheusF23
Escrito por
Matheus Oliveira
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quando assunto são os jogos de luta, é comum que venha à cabeça o modelo conhecido de confronto em 2D como Street Fighter. Tekken no entanto, apresenta um conceito de duelos em 3D que continua com um cenário forte e ativo.

Leia mais:

Com uma jogabilidade intrigante, franquias como Tekken e Soul Calibur ainda contam com hordas de fãs, campeonatos importantes pelo mundo, e o Versus está aqui para te ajudar a não ficar por fora desse cenário.

O recém-lançado para consoles e PC, Tekken 7, trouxe algumas novas mecânicas mas continua se baseando no que fez a franquia o sucesso que é hoje: complexidade.

Cada um dos lutadores conta com pelo menos 100 movimentos diferentes e é o que pode assustar os jogadores de primeira viagem. É preciso entender porém, que assim como em todo game, prática leva à perfeição.

Como um entusiasta dos fighting games, o redator desta matéria aceitou o desafio de entender como Tekken funciona, e trazer cinco dicas que vão fazer até os novatos terem chance de se tornar o grande Rei do Punho de Ferro.

- Defender agachado não é tão seguro

Nos jogos de luta 2D, defender agachado é sinônimo de proteção, já que nos livramos de ataques baixos e fazemo os golpes altos errarem.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em Tekken isso não acontece, já que existem ataques altos e baixos mas também os médios, que são os que mais abrem janela para grandes danos.

Crie o costume de se manter de pé, e defenda suas pernas apenas quando necessário.

- Abuse da liberdade de movimentação

Tekken permite que o jogador passeie pelo cenário, use isso a seu favor e não se limite apenas a dashes para frente e para trás.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os Side Steps, que são os pequenos passos para os lados, fazem golpes adversários errarem criando abertura para muitas punições.

- Cuidado com o Rage

Não, não estamos dizendo para não passar raiva quando jogar on-line.

Rage é o novo sistema apresentado em Tekken 7, todos os personagens ao perderem 75% de sua barra de vida ficam com uma aura vermelha, têm acesso à ataques especiais e contam com mais dano.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os Rage Arts e Rage Drives são técnicas poderosas que causam muito dano e podem ser utilizadas apenas uma vez, seja frio quanto ao recurso, pois ele pode mudar o rumo de várias partidas.

- A lista de movimentos é para ser entendida, não decorada

Ao abrir a lista de golpes dos personagens o jogador se depara com uma imensidão de artifícios e possibilidades, não apenas decore quais botões apertar, mas entenda em que situação cada técnica se sai melhor.

Conseguir acertar um combo poderoso é muito bom, mas não vai adiantar se não encaixar um soco sequer no adversário. Entenda o que cada golpe faz e a melhor situação para aplicá-los.

- Aproveite ao máximo o modo treino

Como todo grande fighting game, o modo treino de Tekken é rico em recursos a serem explorados.

Não entre no treinamento apenas para ensaiar seu mais bonito e poderoso combo, mas passe um tempo pesquisando e entendendo o que cada personagem faz, e como seu escolhido pode contra-atacar.

Matheus Rodrigues é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @_omanfred.

Tags Relacionadas
TekkenGuias
Mais notícias
Os 5 bugs mais famosos dos esports
Comunidade

Os 5 bugs mais famosos dos esports

Quem nunca deu de cara com um desses?
Matheus Oliveira
Anakin dará aulas de Tekken em nova série do Red Bull Gaming
Tekken

Anakin dará aulas de Tekken em nova série do Red Bull Gaming

Pro player já venceu grandes torneios como o Combo Breaker 2016
Beatriz Coutinho
CS, LoL, CoD e mais: As 10 maiores rivalidades dos esports
Comunidade

CS, LoL, CoD e mais: As 10 maiores rivalidades dos esports

É o Naruto e Sasuke, o Goku e Vegeta dos esportes eletrônicos!
Matheus Oliveira