Comunidade

10 momentos em que esports e K-pop estiveram lado a lado

Alô alô, K-popeiros de plantão!
@biaacoutinhoo
Escrito por
Beatriz Coutinho
Imagem: Riot Games
Imagem: Riot Games

K-pop e esports são fenômenos mundiais que carregam na bagagem números impressionantes: enquanto os esportes eletrônicos podem render US$ 1 bilhão em 2019, o mercado de música pop sul-coreana movimenta cerca de US$ 4 bilhões por ano. E acredite, eles têm muito a ver um com o outro.

Como exemplo, em League of Legends já existem campeãs com visuais inspirados em grupos femininos de K-pop, enquanto Fortnite possui emotes de coreografias do grupo BTS. Por isso, se você não conhece esportes eletrônicos ou o estilo da música pop sul-coreana, o Versus vai te deixar por dentro desse assunto, seja jogando… Ou dançando e cantando!

Leia mais:

SKT Telecom T1 jogando LoL contra o grupo Gu9udan

Há pouco mais de um ano, o grupo de K-pop Gu9udan - também conhecido como Gugudan ou GX9 - participou de um programa especial do canal de televisão sul-coreano OGN jogando League of Legends com a equipe SKT Telecom T1, tricampeã mundial de LoL.

No primeiro jogo, as integrantes Mimi, Hana, Nayoung, Haebin, Sejeong, Sally, Soyee e Mina jogaram contra Lee "Faker" Sang-hyeok, Heo "Huni" Seung-hoon, Han "Peanut" Wang-ho, Bae "Bang" Jun-sik e Lee "Wolf" Jae-wan e foram derrotadas. Já na segunda partida, a banda se misturou ao time profissional para formar duas line-ups. Nesta partida, a equipe de Bang, Wolf e Huni levou a melhor.

Integrantes do EXO jogam PUBG com fãs

O SM Super Celeb é uma pequena competição de videogames que a SM Entertainment - empresa de entretenimento que agencia diversas bandas de k-pop - faz entre grupos de pop sul coreanos.

Em 2018, a febre do battle royale Player’s Unknowns Battlegrounds chegou com tudo no K-pop e fez os integrantes do EXO, Baekhyun e Sehun, jogarem com fãs durante uma stream do programa.

Provando que o estilo musical ultrapassa as barreiras físicas entre fãs e ídolos com a ajuda dos games, Baekhyun foi praticamente atacado por fãs que resolveram se juntar a ele no jogo. Winner Winner Baekhyun Dinner!

1/2
V e Suga, do BTS, são main D.va | Montagem: Bia Coutinho
V e Suga, do BTS, são main D.va | Montagem: Bia Coutinho
Namjoo, do grupo APink, é main Symmetra | Montagem: Bia Coutinho
Namjoo, do grupo APink, é main Symmetra | Montagem: Bia Coutinho

Overwatch: Cada idol com seu main

Se você curte Overwatch com certeza deve ter um main, personagem com o qual você mais joga. Com os idols dos grupos de K-pop não é diferente. Em janeiro deste ano, o canal de Youtube 1theK postou no Twitter uma lista com os mains dos integrantes de vários grupos musicais.

Os idols V e Suga, do BTS, são main D.va; enquanto seu colega Jungkook costuma jogar de Tracer e Widowmaker. No grupo EXO, Baekhyun é mais McCree, Sehun joga como Genji, D.O. manda muito bem como Mei e Chanyeol é mais Hanzo. Entre as garotas da APink, Jung Eun Ji é ótima jogando com McCree, enquanto Namjoo curte mais a jogatina usando a heroína Symmetra.

BTS faz dancinhas de Fortnite

Em setembro deste ano, o grupo de K-pop BTS - que recentemente fez discursos na Unicef e ganhou o prêmio Billboard de Top Artista Social - fez uma participação especial no programa do apresentador Jimmy Fallon, nos Estados Unidos.

Cheios de bom humor e entrando totalmente no clima da brincadeira, Jimin, Suga, RM, V J-Hope, Jungkook e Jin dançaram vários emotes de Fortnite como Orange Justice, Flapper, Electro Shuffle e outras.

No fim do vídeo, os idols (como são chamados os astros do gênero musical) até mesmo ensinaram passos da coreografia da música IDOL a Jimmy Fallon.

Bobby, do grupo iKON, participa do remix de RISE

Neste ano, League of Legends está cheio de ligações com o mundo do K-pop. Além das skins KDA e do anúncio de que diversas cantoras de k-pop estarão presentes na grande final do Mundial 2018 para lançar uma música exclusiva, a música oficial do Worlds, RISE, ganhou um remix com participação do cantor e rapper Bobby.

O sul-coreano possui uma carreira solo e também faz parte do grupo iKON. Bobby nasceu na Coreia do Sul, mas passou parte da infância e da adolescência nos Estados Unidos, até terminar o ensino médio. Depois disso, participou da audição de uma grande empresa sul-coreana de entretenimento e foi aprovado. Desde então, ele passou por diversos reality shows de competição de música na Coreia, até chegar ao iKON.

Ahri: a nova integrante do grupo Girls Generation

Lançada em 2015, a skin Ahri Estrela do Pop é uma grande referência à música pop sul-coreana. A dança da campeã dentro do jogo é parte da coreografia da música Genie, do grupo de k-pop Girls Generation. Além disso, a roupa que a personagem está usando é muito parecida com o figurino das integrantes do GG (WP).

Jungkook do BTS é a melhor Widowmaker que você respeita

Se algum time da Overwatch League precisar de uma Widowmaker, pode entrar direto em contato com Jungkook, um dos integrantes do BTS.

Utilizando o nick Seagull, o cantor e dançarino mostrou que sua mira está em dia após abater quatro adversários, um em seguida do outro. Duvida? Então dê uma olhada no vídeo acima com a jogada!

League of Legends ou StarCraft?

Em maio de 2017, o Yahoo Esports fez uma rápida entrevista com os integrantes do BTS. A primeira pergunta do vídeo já é um grande dilema para os coreanos: escolher entre League of Legends e Starcraft.

Enquanto RM e J-hope respondem StarCraft, Jin diz preferir League of Legends, e conta que joga com o campeão Jhin, que possui o mesmo nome que ele.

Além disso, os idols também afirmaram que torcem para a equipe de League of Legends sul-coreana SK Telecom T1 e, ao serem questionados sobre um pro player que conheciam, responderam sem nem pensar duas vezes o nome de Lee "Faker" Sang-hyeok, jogador tricampeão mundial de LoL.

Pro players da Seoul Dynasty viram técnicos de Amber J. Liu

Em setembro deste ano, os pro players Je-hong "ryujehong" Ryu e Chan-hyung "Fissure" Baek da Seoul Dynasty, equipe que faz parte da Overwatch League, ajudaram a idol Amber J. Liu, que é cantora solo e já fez parte do grupo F(x), a jogar um Overwatch fino.

Antes do “treinamento”, Amber conta aos fãs que costuma jogar como tank e suporte com os heróis Lucio, Zenyatta, Orisa e Soldado 76. O vídeo é bastante divertido e após jogar como Orisa, Amber ganha vários elogios de ryujehong. No fim, há até mesmo uma aposta no jogo para ver quem pagaria o almoço do dia.

1/4
Pobelter e Wildturtle reagindo a um clipe do BTS | Gif: Soompi
Pobelter e Wildturtle reagindo a um clipe do BTS | Gif: Soompi
"Ele parece fofo, mas você sabe que na verdade é um badboy" | Gif: Soompi
"Ele parece fofo, mas você sabe que na verdade é um badboy" | Gif: Soompi
Adrien apaixonado pelo clipe do grupo TWICE | Gif: Soompi
Adrien apaixonado pelo clipe do grupo TWICE | Gif: Soompi
"Não questione o K-pop" | Gif: Soompi
"Não questione o K-pop" | Gif: Soompi

Equipe de LoL reage à K-pop

Em 2016, durante a KCON (festival de cultura pop sul-coreana) a equipe de League of Legends da Immortals participou de uma matéria especial com o site Soompi.

Na época, alguns jogadores do time como Heo "Huni" Seung-hoon, Kim "Reignover" Yeu-jin, Eugene "Pobelter" Park, Jason "WildTurtle" Tran e Adrian "Adrian" Ma foram convidados pelo portal a assistir alguns clipes de bandas de K-pop.

Há diversos momentos bastante engraçados, como Pobelter dizendo para Wildturtle que o cantor JungKook da banda BTS parece fofo, mas no fundo é um bad boy e também o pro player Adrien apaixonado pela integrante Tzuyu, do grupo TWICE.

E você, tem mais algum momento relacionado a K-pop e esports que não viu nesta lista? Fale no espaço de comentários abaixo!

Patrícia Mani é gerente de comunidade do Versus e está mergulhando toda a redação no universo k-pop, inclusive a redatora Bia Coutinho. Siga-as no Twitter em @pattybmani e @biaacoutinhoo.

Mais notícias
Empreendimento em São Paulo traz instalações para games e produção de conteúdo
Mercado

Empreendimento em São Paulo traz instalações para games e produção de conteúdo

O NINE 3134 vem preparado para fazer lives e outras produções
Matheus Oliveira
LoL: Cosplay de Leona Eclipse Solar é tão perfeito que tem até espada luminosa
League of Legends

LoL: Cosplay de Leona Eclipse Solar é tão perfeito que tem até espada luminosa

Escudo e armadura também brilham com uso de baterias acopladas
Matheus de Lucca
LoL: Artista recria splash arts de campeões com tinta acrílica
League of Legends

LoL: Artista recria splash arts de campeões com tinta acrílica

Xayah e Rakan Queridinhos e mais artes maravilhosas
Matheus de Lucca