Esports

10 documentários sobre esports que você precisa ver

Pega a pipoca e aperta o play!
@biaacoutinhoo
Escrito por
Beatriz Coutinho
Pro player durante o All-Star, torneio de League of Legends | Imagem: Riot Games/Reprodução
Pro player durante o All-Star, torneio de League of Legends | Imagem: Riot Games/Reprodução

Das lan houses e computadores de diversas pessoas para o mundo. Essa é a trajetória dos esportes eletrônicos, competições de diversas modalidades de videogames que hoje recebem investimentos milionários de famosos como Michael Jordan, Drake, Steve Aoki e Jennifer Lopez , engajam fãs no mundo inteiro, geram lucro e proporcionam novos desafios para profissões novas e também para várias que já existem.

Nesta lista, o Versus reuniu 10 documentários para você que quer conhecer melhor os esports ou então se aprofundar no assunto e descobrir diversas informações novas.

Leia mais:

1/3
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução

Explicando: Campeonato de games

Se você quer entender melhor como funciona o universo dos esports, pode começar sua jornada assistindo ao episódio "Campeonato de games" da série Explicando, disponível no serviço de streaming de vídeo Netflix.

Em 17 minutos o mini documentário mostra ao público como os esportes eletrônicos surgiram, quem são os jogadores profissionais de videogames, o tamanho do engajamento virtual e presencial que os esports promovem, quais são os principais games do cenário competitivo e muito mais, como curiosidades da história dos esports.

Fighting Chance

Se você gosta de jogos de luta como Street Fighter, Tekken, Dragon Ball FighterZ e vários outros, este mini documentário é para você. Em Fighting Chance - ou Chance de Lutar, em português - o produtor e diretor Marshall Zemplinski acompanhou jogadores e organizadores de campeonatos de fighting games que contam como é fazer parte da comunidade dos fighting games.

All Work All Play

Também disponível na Netflix, o documentário All Work All Play mostra durante uma hora e meia os momentos marcantes, difíceis e felizes da 9ª edição do Intel Extreme Masters, evento que reuniu competições dos jogos League of Legends e ScarCraft II.

Produzido pelo diretor Patrick Creadon, o documentário mostra o ponto de vista de organizadores, comentaristas, jogadores, entre outros profissionais que dão o seu melhor para que o evento aconteça de maneira perfeita, além de trazer diversas explicações e cenas de bastidores.

Free to Play

Lançado pela Valve em 2014, Free to Play é um documentário que não só explica como funciona o universo competitivo de Dota 2 com a ajuda de grandes personalidades do cenário, mas acompanha de perto a jornada de três pro players que participarão do The International, torneio mundial do game que é conhecido por suas premiações milionárias.

Mostrando não só a vida de jogador profissional de videogames, o filme faz com que o espectador se conecte com a história de cada personagem, já que até mesmo a infância dos pro players é contada, permitindo que o público se identifique com o sonho de cada jogador.

Legends Rising

Legends Rising é uma série de vídeos produzidos pela Riot Games em 2015 que conta a trajetória de diversos pro players importantes para o cenário como Lee "Faker" Sang-hyeok, Søren "Bjergsen" Bjerg e o atirador brasileiro Felipe "brTT" Gonçalves, atual pro player do Flamengo eSports, antes, durante e depois do Mundial do game em 2015. Para assistir a todos os vídeos, clique aqui.

True Sight

Lançado anualmente desde 2016, True Sight é uma série de documentários produzidos pela Valve sobre os mundiais de Dota 2, o The International. Os vídeos contam a trajetória das equipes que chegam até a grande final do torneio, o tenso momento em que é definida a melhor equipe do mundo inteiro.

O vídeo completo mais recente fala sobre as finais de 2017, mas o episódio que contará tudo sobre a decisão mundial de 2018 já recebeu um pequeno trailer.

The Celebrity Millionaires of Competitive Gaming

Focando principalmente na Coreia do Sul, o documentário produzido pela Vice mostra não só como funcionam os esports, mas principalmente quem são os pro players: jogadores profissionais de videogames que fazer do teclado e do mouse suas armas para vencer dentro de jogo e ganhar salários e premiações com valores altíssimos.

ONE DOC - ESL ONE Belo Horizonte

Em junho o Brasil recebeu um grande torneio de Counter-Strike: Global Offensive: a ESL One Belo Horizonte. No coração de Minas Gerais, diversos times disputaram o campeonato, que foi vencido pela FaZe Clan vestindo a camisa da seleção brasileira.

Durante o torneio, a ESL aproveitou para produzir uma série de vídeos com personagens importantes do torneio, como o jogador brasileiro Marcelo "coldzera" David, o narrador Bernardo "BiDa" Moura, entre outros.

Reta Final

Recentemente League of Legends ganhou mais um espaço na Netflix. Reta Final é uma série que mostra os bastidores de grandes eventos poucos dias antes deles serem realizados.

O 6º episódio da série leva o mesmo nome do jogo e mostra os dias que antecedem as grandes finais norte-americanas do 1º split da League of Legends Championship Series, mais conhecida como LCS NA, até a hora da grande disputa. Durante o vídeo, é mostrada a jornada de diversas pessoas, como jogadores, donos de times, organizadores, entre outras.

Por Outro Ângulo

Lançado em 2018, Por Outro Ângulo é um documentário produzido pela Ubisoft que conta a trajetória da Penta Esports no game Rainbow Six Siege. Atualmente, os jogadores mostrados no vídeo fazem parte da line-up da G2 - e foram campeões da 8ª temporada da Pro League, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Com 20 minutos de duração, o vídeo mostra também diversas personalidades do cenário brasileiro de R6, como Nicolle "Cherrygumms" Merhy, uma das sócias da equipe Black Dragons, e o narrador André "Meligeni" Santos, que até mesmo ganharam vídeos individuais especiais, confira abaixo:

Bia Coutinho é redatora do Versus. Siga-a no Twitter em @biaacoutinhoo.

Tags Relacionadas
Esports
Mais notícias
China suspende eventos esportivos internacionais até o fim do ano
Esports

China suspende eventos esportivos internacionais até o fim do ano

Não fica claro se a medida também afeta competições de esports
Matheus de Lucca
Muito antes de Dota e LoL: a história dos MOBAs
League of Legends

Muito antes de Dota e LoL: a história dos MOBAs

Conheça outros games que inspiraram este gênero
Beatriz Coutinho
SonicFox decide não participar da EVO Online 2020
Mortal Kombat

SonicFox decide não participar da EVO Online 2020

Decisão aconteceu após o presidente do torneio ser acusado de assédio sexual
Beatriz Coutinho