Esports

10 documentários sobre esports que você precisa ver

Pega a pipoca e aperta o play!
@biaacoutinhoo
Beatriz Coutinho
escreve para o Versus.
Pro player durante o All-Star, torneio de League of Legends | Imagem: Riot Games/Reprodução
Pro player durante o All-Star, torneio de League of Legends | Imagem: Riot Games/Reprodução

Das lan houses e computadores de diversas pessoas para o mundo. Essa é a trajetória dos esportes eletrônicos, competições de diversas modalidades de videogames que hoje recebem investimentos milionários de famosos como Michael Jordan, Drake, Steve Aoki e Jennifer Lopez , engajam fãs no mundo inteiro, geram lucro e proporcionam novos desafios para profissões novas e também para várias que já existem.

Nesta lista, o Versus reuniu 10 documentários para você que quer conhecer melhor os esports ou então se aprofundar no assunto e descobrir diversas informações novas.

Leia mais:

1/3
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução

Explicando: Campeonato de games

Se você quer entender melhor como funciona o universo dos esports, pode começar sua jornada assistindo ao episódio "Campeonato de games" da série Explicando, disponível no serviço de streaming de vídeo Netflix.

Em 17 minutos o mini documentário mostra ao público como os esportes eletrônicos surgiram, quem são os jogadores profissionais de videogames, o tamanho do engajamento virtual e presencial que os esports promovem, quais são os principais games do cenário competitivo e muito mais, como curiosidades da história dos esports.

Fighting Chance

Se você gosta de jogos de luta como Street Fighter, Tekken, Dragon Ball FighterZ e vários outros, este mini documentário é para você. Em Fighting Chance - ou Chance de Lutar, em português - o produtor e diretor Marshall Zemplinski acompanhou jogadores e organizadores de campeonatos de fighting games que contam como é fazer parte da comunidade dos fighting games.

All Work All Play

Também disponível na Netflix, o documentário All Work All Play mostra durante uma hora e meia os momentos marcantes, difíceis e felizes da 9ª edição do Intel Extreme Masters, evento que reuniu competições dos jogos League of Legends e ScarCraft II.

Produzido pelo diretor Patrick Creadon, o documentário mostra o ponto de vista de organizadores, comentaristas, jogadores, entre outros profissionais que dão o seu melhor para que o evento aconteça de maneira perfeita, além de trazer diversas explicações e cenas de bastidores.

Free to Play

Lançado pela Valve em 2014, Free to Play é um documentário que não só explica como funciona o universo competitivo de Dota 2 com a ajuda de grandes personalidades do cenário, mas acompanha de perto a jornada de três pro players que participarão do The International, torneio mundial do game que é conhecido por suas premiações milionárias.

Mostrando não só a vida de jogador profissional de videogames, o filme faz com que o espectador se conecte com a história de cada personagem, já que até mesmo a infância dos pro players é contada, permitindo que o público se identifique com o sonho de cada jogador.

Legends Rising

Legends Rising é uma série de vídeos produzidos pela Riot Games em 2015 que conta a trajetória de diversos pro players importantes para o cenário como Lee "Faker" Sang-hyeok, Søren "Bjergsen" Bjerg e o atirador brasileiro Felipe "brTT" Gonçalves, atual pro player do Flamengo eSports, antes, durante e depois do Mundial do game em 2015. Para assistir a todos os vídeos, clique aqui.

True Sight

Lançado anualmente desde 2016, True Sight é uma série de documentários produzidos pela Valve sobre os mundiais de Dota 2, o The International. Os vídeos contam a trajetória das equipes que chegam até a grande final do torneio, o tenso momento em que é definida a melhor equipe do mundo inteiro.

O vídeo completo mais recente fala sobre as finais de 2017, mas o episódio que contará tudo sobre a decisão mundial de 2018 já recebeu um pequeno trailer.

The Celebrity Millionaires of Competitive Gaming

Focando principalmente na Coreia do Sul, o documentário produzido pela Vice mostra não só como funcionam os esports, mas principalmente quem são os pro players: jogadores profissionais de videogames que fazer do teclado e do mouse suas armas para vencer dentro de jogo e ganhar salários e premiações com valores altíssimos.

ONE DOC - ESL ONE Belo Horizonte

Em junho o Brasil recebeu um grande torneio de Counter-Strike: Global Offensive: a ESL One Belo Horizonte. No coração de Minas Gerais, diversos times disputaram o campeonato, que foi vencido pela FaZe Clan vestindo a camisa da seleção brasileira.

Durante o torneio, a ESL aproveitou para produzir uma série de vídeos com personagens importantes do torneio, como o jogador brasileiro Marcelo "coldzera" David, o narrador Bernardo "BiDa" Moura, entre outros.

Reta Final

Recentemente League of Legends ganhou mais um espaço na Netflix. Reta Final é uma série que mostra os bastidores de grandes eventos poucos dias antes deles serem realizados.

O 6º episódio da série leva o mesmo nome do jogo e mostra os dias que antecedem as grandes finais norte-americanas do 1º split da League of Legends Championship Series, mais conhecida como LCS NA, até a hora da grande disputa. Durante o vídeo, é mostrada a jornada de diversas pessoas, como jogadores, donos de times, organizadores, entre outras.

Por Outro Ângulo

Lançado em 2018, Por Outro Ângulo é um documentário produzido pela Ubisoft que conta a trajetória da Penta Esports no game Rainbow Six Siege. Atualmente, os jogadores mostrados no vídeo fazem parte da line-up da G2 - e foram campeões da 8ª temporada da Pro League, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Com 20 minutos de duração, o vídeo mostra também diversas personalidades do cenário brasileiro de R6, como Nicolle "Cherrygumms" Merhy, uma das sócias da equipe Black Dragons, e o narrador André "Meligeni" Santos, que até mesmo ganharam vídeos individuais especiais, confira abaixo:



Bia Coutinho é redatora do Versus. Siga-a no Twitter em @biaacoutinhoo.

Tags Relacionadas
Esports
Mais notícias
Gears 5 terá circuito competitivo com premiação superior a US$ 2 milhões
Gears of War

Gears 5 terá circuito competitivo com premiação superior a US$ 2 milhões

Todas as regiões do mundo terão oportunidades de participar
Matheus Oliveira
Comic Con Portugal sediará torneios de LoL, CS e Fortnite na GameNight Arena
Esports

Comic Con Portugal sediará torneios de LoL, CS e Fortnite na GameNight Arena

Palco de esports é patrocinado pela Webedia
Lucas Hagui
Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 terão torneios de Street Fighter e Rocket League
Esports

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 terão torneios de Street Fighter e Rocket League

Modalidades de esports são organizadas em parceria da Intel com a ESL
Matheus Oliveira