Comunidade

10 casters e analistas que você precisa conhecer

Profissionais que estão além das transmissões!
@felipe.cardoso
Felipe Cardoso
escreve para o Versus.
© Reprodução/HLTV
© Reprodução/HLTV

Os campeonatos de eSports são recheados de casters e analistas que exercem seus trabalhos além da bancada de transmissão, produzindo conteúdo original e ajudando o público a compreender melhor o cenário em alto nível.

Entre brasileiros e estrangeiros, grande parte desses profissionais começaram como cyber atletas e, hoje, disseminam seus conhecimentos com a grande massa.

Assim, o Versus selecionou alguns nomes que você precisa conhecer para acompanhar um conteúdo de qualidade.

Veja mais sobre eSports:

Foto: Reprodução/Riot Games
Foto: Reprodução/Riot Games

Christopher "MonteCristo" Mykkles

MonteCristo é um narrador americano de 31 anos de idade e começou sua carreira narrando Warcraft 3. Após trabalhar com o cenário de League of Legends, ele ficou mundialmente conhecido e após uma saída um tanto quanto polêmica - citando os salários da Riot Games, por exemplo -, hoje atua como narrador de Overwatch.

Sua produção de conteúdo em seu canal do YouTube é muito interessante, sempre abordando assuntos relevantes sobre o universo dos eSports e produzindo análises sobre os jogos da Overwatch League.

Foto: Reprodução/JoinDOTA
Foto: Reprodução/JoinDOTA

Salome "Soembie" Gschwind-Penski

Soe, como é mais conhecida, tem 29 anos, é nascida na Suíça e trabalha como apresentadora e narradora. Ela trabalha em uma agência internacional de games localizada em Berlim e já trabalhou com os seguintes jogos: World of Warcraft, Warcraft 3, StarCraft 2, Dota 2 e atualmente apresenta a Overwatch League.

O canal do YouTube de Soembie é recheado de entrevistas, vlogs e opiniões sobre torneios de Dota e Overwatch.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

RoomOnFire

Reunindo grandes talentos do cenário de Counter-Strike: Global Offensive, a organização RoomOnFire produz um conteúdo de qualidade no YouTube, sendo apresentado por nomes como: Anders "Anders" Blume, Auguste "Semmler" Massonnat, Halvor "vENdetta" Gulestol, Jason "moses" O'Toole, Joona "natu" Leppanen, Janko "YNK" Paunovic e Vince "Vince" Hill.

Análises, entrevistas, bate-papos sobre o cenário, dicas de gameplay e mais estão no escopo do canal, que é 100% focado em CS:GO.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Duncan "Thorin" Shields

Thorin é um analista britânico de 34 anos que já causou muita polêmica com a comunidade brasileira. Entretanto, sua produção de conteúdo independente - como a série "Thorin Thoughts" e seus rankings de melhores equipes e jogadores - são bem completos e analíticos.

Além de produzir textos opinativos, Thorin interage com outros narradores em vídeos sobre diversos assuntos de Counter-Strike e outros cenários em seu canal.

Foto: Reprodução/ESL
Foto: Reprodução/ESL

Kevin "Purge" Godec

Purge é uma figura popular na comunidade de Dota 2 por criar conteúdo sobre a franquia desde meados de 2011. O norte-americano é caster do jogo e também um grande entusiasta de games.

Seu canal é recheado de vídeos sobre novos updates e análises de campeões do MOBA da Valve, além de conter alguns guias básicos para iniciantes no jogo.

Foto: Reprodução/ESL
Foto: Reprodução/ESL

Stephen "Sajam" Lyon

Representando o universo dos fighting games, Sajam é narrador de Street Fighter e vem criando excelentes vídeos no YouTube, sempre analisando partidas e mostrando gameplays com diversos personagens e de diversos jogos de luta, como Guilty Gear, Dragon Ball FighterZ e Street Fighter V.

Foto: Reprodução/Ubisoft
Foto: Reprodução/Ubisoft

Otávio "Retalha" Ceschi e André "Meligeni" Meligeni

Meligeni e Retalha são conhecidos como a dupla dinâmica que comandam as transmissões de Rainbow Six Siege na Ubisoft Brasil. Além de serem aclamados pela comunidade, o duo ainda traz muita informação relevante sobre o FPS.

Tanto em seus canais pessoais (Retalha e Meligeni), quanto no canal oficial da Ubisoft sobre eSports, os casters apresentam séries excelentes como Arte do Siege e Coluna dos Casters, além de entrevistas com pro players.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Otávio "bczz" Boccuzzi

O famoso 'coach da G3x' vem conquistando o público brasileiro com suas análises sempre opinando sobre diversos assuntos a respeito de CS:GO em seu canal.

Além do bczz, vale ressaltar a maior figura pública das transmissões brasileiras: Bernardo "BiDa" Moura. O narrador já produziu videoaulas para a Games Academy e apresenta jogatinas interessantes em seu YouTube.

Foto: Reprodução/Riot Games
Foto: Reprodução/Riot Games

Gustavo "Melao13" Ruzza

Melao está presente no cenário de eSports há um bom tempo: já atuou como comentarista em diversos jogos (Combat Arms, CrossFire, FIFA, CS:GO, Assault Fire, Warface e Point Blank) e hoje encontra-se na Riot Games como analista de League of Legends.

Fora das transmissões oficiais, Melao tem uma série conhecida como Sem Dodge, em que ele entrevista personalidades e pro players de LoL em vídeos de longa duração, mas que sempre desenvolvem um conteúdo de ótima qualidade.


Além destes nomes, existem muitos outros profissionais capacitados na área. Qual caster ou analista você gostaria de ver nesta lista? Deixe o seu comentário!


Felipe Cardoso é analista do Versus. Siga-o no Twitter em @felpyyy.

Mais notícias
LoL: Designer elabora novo design para o cliente com base em feedback de jogadores
League of Legends

LoL: Designer elabora novo design para o cliente com base em feedback de jogadores

O visual é diverso e com informações bem distribuídas
Matheus Oliveira
Overwatch: Cosplay incrível de Ashe coloca ordem nas gangues do Velho Oeste
Overwatch

Overwatch: Cosplay incrível de Ashe coloca ordem nas gangues do Velho Oeste

"Meu negócio, minhas regras"
Helena Nogueira
Crossover entre Street Fighter e Batman é algo que você não sabia que precisava
Street Fighter

Crossover entre Street Fighter e Batman é algo que você não sabia que precisava

Ryu de Batman, Blanka de Coringa, E. Honda de Pinguim e mais
Lucas Hagui